“Fahrenheit 451” | Dica de Livro

“Fahrenheit 451” | Dica de Livro

Quem aí gosta de distopias? Já imaginou viver em um mundo em que os livros são proibidos?

Este é o mundo descrito pelo Ray Bradbury no maravilhoso livro “Fahrenheit 451“.

O livro descreve um mundo distópico em que os bombeiros trabalham não mais para apagar incêndios, mas para colocar fogo em todos os livros remanescentes em uma sociedade impedida de propagar o conhecimento e de até mesmo falar sobre isso.

Esta sociedade vive como que aprisionada em suas próprias casas, onde um sistema televisivo com “programas” previamente estabelecido é a única fonte de diversão para as pessoas.

Assim nós conhecemos Montag, um bombeiro que vive com sua esposa, uma mulher apática, vazia e acostumada ao sistema. Ao conhecer uma nova vizinha, que tem um modo de viver bem particular. Montag passa então a questionar a sua vida e a se interessar pelos livros, sofrendo as consequências disso…

A história é muito intensa e triste, e as reflexões que o autor coloca no texto nos fazem pensar muito.

Já se imaginou vivendo em um mundo proibido de pensar, de expor os conhecimentos e induzido a viver uma vida sem graça, em que todos seguem a mesma rotina sem liberdade de expressão?

Pode parecer uma história totalmente absurda, mas, refletindo melhor, percebemos o quão próximos estamos de uma sociedade que não valoriza a cultura, e de um sistema que não incentiva as pessoas a questionar os problemas, mas somente a aceitar tudo que é imposto… Enfim, muito para se pensar, e eu recomendo fortemente!

O livro foi adaptado para o cinema em 1966 e há uma nova versão que vai ser lançada ainda este ano.