Estúdio Escola de Animação abre inscrições para a sétima edição de curso gratuito no RJ
O Estúdio Escola de Animação (EEA) selecionará 45 jovens estudantes, entre 16 e 24 anos, moradores do Rio de Janeiro e Grande Rio, para compor suas três turmas de Nível I. O curso, gratuito e pioneiro, proporciona um primeiro contato de talentosos estudantes interessados no segmento da animação, que está em constante expansão no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.estudioescola.com.br
“Entendemos a animação como forma de expressão, e o jovem que utiliza ideias, referências, formas e cores de forma organizada para contar uma história, sai na frente no processo seletivo”, diz Zé Brandão, diretor do Copa Studio e coordenador pedagógico do projeto.
O processo seletivo conta com duas etapas. A 1ª consiste na avaliação das respostas do questionário de inscrição e do desenho, enviados pelo site. Após essa avaliação são selecionados aproximadamente 150 jovens para 2ª etapa, que consiste em uma entrevista presencial com psicopedagogos em que questões como comprometimento, interesse, aspectos socioemocionais e disponibilidade para as aulas são fundamentais para o preenchimento de uma das vagas disponíveis.
O Curso
As aulas, que reproduzem o funcionamento de um estúdio profissional e abrange as diversas funções de uma produção, para além do desenho, serão ministradas entre os meses de maio a outubro, em espaço no Centro do Rio de Janeiro. O processo de concepção, roteirização e produção dos desenhos animados é o mote para que os participantes aprimorem suas técnicas como desenhistas, se apropriem das ferramentas tecnológicas mais avançadas no mercado de animação, dialoguem com profissionais experientes e ampliem seu repertório estético e cultural, tendo como trabalho final a criação de um curta autoral, que será apresentado em um evento gratuito e aberto ao público, onde familiares, amigos e interessados na arte da animação são mais que bem-vindos.
Desde a sua primeira edição, mais de 210 jovens aprenderam diferentes técnicas de animação, tanto digitais como analógicas. Ao todo, foram produzidos 23 curtas metragens de animação, totalizando 25 participações em festivais (incluindo o AnimaMundi) e três prêmios.
O curso é inteiramente gratuito, com transporte e lanche financiados pelo próprio Estúdio Escola de Animação.
Estímulo para uma descoberta profissional
Numa co-realização do Copa Studio com a Baluarte Cultura desde 2012, o EEA foi idealizado a fim de oferecer uma primeira experiência na área de animação aos jovens, justamente quando começam a pensar na profissão que pretendem seguir. “Não almejamos substituir cursos livres ou universitários de animação. Queremos ser mais uma boa opção – e temos sido felizes nesse propósito”, conta Zé Brandão. “É bonito ver como o mercado de animação vira um caminho real para a garotada depois que estuda com a gente. Por isso, neste ano estamos avaliando a possibilidade de expansão para plataformas de educação online e outros estados”, destaca Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura.
São muitos os casos de descoberta profissional e transformação pessoal. Os alunos ficam encantados com o mundo da animação que se descortina para eles. Falas como “logo no primeiro contato eu tive certeza absoluta do que eu queria fazer na minha vida” ou “quando comecei eu nem sabia usar um programa direito e agora já estou animando cenas”, ou, ainda, “é incrível que um curso desse nível seja gratuito” são cotidianas nas turmas, logo nas primeiras aulas. Ao longo de sua trajetória, o EEA contabiliza 30 ex-alunos contratados por importantes estúdios de animação como o Combo Studio, 2D Studio, Birdo Studio e o próprio Copa Studio.
O Estúdio Escola de Animação é patrocinado pela Halliburton, Wilson Sons e pelo Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, com copatrocínio da Radix e Wilson Sons Ultratug Offshore e apoio da Casa do Futuro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A iniciativa conta ainda com uma parceria institucional da Toon Boom Animation para fornecimento dos softwares de animação.
Veja as animações dos anos anteriores, com depoimentos dos alunos e trechos das aulas:
http://www.youtube.com/
https://www.facebook.com/
Serviço
Quem pode: |
Jovens entre 16 e 24 anos |
Onde se inscrever: |
|
Período de inscrições: |
De 29 de março à 10 de abril |