Estúdio Escola de Animação abre inscrições em 3 de julho para curso gratuito e 100% digital
O Estúdio Escola de Animação (EEA) vai abrir as inscrições para ocupar as 45 vagas da sua oitava edição com jovens entre 16 e 24 anos, moradores do Rio de Janeiro e do Grande Rio, interessados em atuar no mercado de animação. O curso é gratuito e, pela primeira vez, 100% digital. Os alunos aprenderão todas as etapas de produção de um curta de animação: do roteiro à edição, incluindo storyboard, animatic e criação de personagens e cenários, tendo como um dos objetivos a produção de um curta animado autoral por turma. As aulas serão ministradas online de setembro de 2020 a fevereiro de 2021, e todos os critérios para participação na formação se encontram no regulamento no site. As inscrições podem ser feitas entre os dias 3 e 16 de julho pelo site: www.estudioescola.com.br
“Foi um desafio a reformulação da metodologia presencial para o online em 2 meses, mas estamos confiantes que esse novo formato do Estúdio Escola de Animação continuará indo além das competências técnicas, e contribuirá também para o desenvolvimento de competências do trabalho remoto e em equipe. Mais do que uma tendência: é a atual realidade global”, avalia Zé Brandão, sócio e diretor criativo do Copa Studio e coordenador pedagógico do EEA.
O disputado processo seletivo, que na última edição somou mais de 900 inscritos, inclui duas etapas. A primeira consiste na avaliação das respostas do questionário de inscrição e do desenho que forem enviados pelo site. Cerca de 150 jovens seguem para a segunda etapa, formada por uma entrevista online ou por telefone com psicopedagogos em que questões como comprometimento, interesse, aspectos socioemocionais e disponibilidade para as aulas são fundamentais para o preenchimento das vagas.
“O Estúdio Escola de Animação é um projeto que simboliza muito bem a nossa missão como correalizadora, que é de transformar pessoas e gerar impactos positivos no mundo através da potência criativa. É inspirador e motivante ver como o mercado de animação torna-se um caminho real, especialmente nesse momento de mercado aquecido, e para os jovens do projeto, impactando efetivamente em seu projeto de vida”, conta Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura.
Sete edições em números: 270 alunos, 27 curtas, 3 prêmios, 25 participações em festivais e plano de expandir no digital
Desde a sua primeira edição, mais de 270 jovens aprenderam diferentes técnicas de animação, tanto digitais como analógicas. Ao todo, foram mais de 3 mil horas de aulas para a produção de 27 curtas metragens de animação, somando 25 participações em festivais (incluindo o AnimaMundi e Cine PE) e colecionando três prêmios.
Este ano ainda, o EEA vai expandir o seu alcance no mundo digital, através do Estúdio Escola de Animação Online, uma série de conteúdos sobre o universo da animação, ministrados por profissionais renomados no mercado e orientados pela metodologia das oficinas.
Estímulo para uma descoberta profissional
Numa correalização do Copa Studio com a Baluarte Cultura desde 2012, o Estúdio Escola de Animação foi criado para qualificar a empregabilidade de jovens, contribuindo também para formação de plateia e a profissionalização desse mercado. “O Estúdio Escola é uma aceleradora de talentos que qualifica a empregabilidade de jovens através da linguagem da animação”, destaca Paula Sued.
São muitos os casos de descoberta profissional e transformação pessoal. Os alunos ficam encantados com o mundo da animação que se descortina nestes meses de curso. Falas com “o curso abriu novas portas para a carreira artística e uma visão sob a renda possível a ser obtida dele” ou “o curso me deu total clareza e confiança para exercer trabalhos com animação sem medo de exceder o prazo, e ajudou muito na qualidade”, ou, ainda, “é incrível que um curso desse nível seja gratuito” são cotidianas nas turmas que se formam pelo programa.
Prêmio na ONU, parceiros fundamentais e ex-alunos contratados
Em 2019, o Estúdio Escola de Animação foi vencedor do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global, Promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo reconhecido como uma importante iniciativa no fortalecimento do ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 8 – Emprego Decente e Crescimento Econômico. E, na prática, a iniciativa já contabiliza 40% de ex-alunos empregados em importantes estúdios de animação como Combo Estúdio, 2D Lab, Birdo Studio e o próprio Copa Studio, ou ainda como animadores freelancers e em diversos setores da economia criativa.
O EEA conta com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE por meio do Fundo Setorial Audiovisual – FSA. E ainda é patrocinado pela Halliburton e pelo Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, com copatrocínio da Radix e Wilson Sons Ultratug Offshore e apoio da Casa do Futuro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A iniciativa conta ainda com uma parceria institucional da Toon Boom Animation.
Veja as animações + depoimentos dos alunos + trechos das aulas:
https://www.youtube.com/user/
https://www.facebook.com/
https://www.instagram.com/
EEA, INSCRIÇÕES GRATUITAS ::
De 3 a 16 de julho através do site: www.estudioescola.com.br
Crédito: Informações via assessoria de imprensa.