Entrega do Prêmio Espantaxim revela novos talentos da Literatura Infantojuvenil

Entrega do Prêmio Espantaxim revela novos talentos da Literatura Infantojuvenil

O auditório do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), em São Paulo (SP), ficou repleto de crianças acompanhadas de seus pais e familiares, professores e outros convidados para a cerimônia de entrega do V Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim, realizada em 13 de abril. Organizada pela autora e escritora Dulce Auriemo, a iniciativa tem como objetivo despertar a criatividade das crianças e o seu interesse pelo universo da leitura e da escrita.

No início do evento, Dulce adentrou o palco do Auditório do MASP e deu as boas-vindas ao público entoando a canção “Castelinho”, uma das composições de sua autoria e que integram o repertório da obra lítero-musical “Espantaxim e O Castelinho Mágico”, que deu origem ao Prêmio Espantaxim. Agradeceu a participação dos presentes e convidou a todos a se levantarem para a execução do Hino Nacional Brasileiro. A cerimônia prosseguiu com a exibição de um vídeo que relembrou o histórico do concurso, desde a sua primeira edição. Dulce destacou o protagonismo e importância da participação das crianças para a trajetória de sucesso do Prêmio. “Agora, vocês fazem parte dessa história”, afirmou a autora, ao agradecer a presença dos escritores premiados, entre vencedores e selecionados.

Depois, Dulce Auriemo convidou os presentes a imaginarem o futuro, tema inspirador dos textos que as crianças enviaram para o V Prêmio Espantaxim. “Você embarcou em uma incrível máquina do tempo e chegou em 2050!”, motivou a autora, recordando parte da frase-tema para a quinta edição concurso.

Na sequência, um “show de lasers” complementou o “tom futurista” do evento e impressionou as crianças, adultos e demais convidados que lotaram o auditório do MASP. Homenagens às escolas que mais tiveram participações no V Prêmio Espantaxim e agradecimentos aos integrantes da organização do concurso também fizeram parte da programação.

entrada do personagem Espantaxim no palco também entusiasmou os presentes, sobretudo os escritores premiados. Outros personagens do “Castelinho Mágico”, do qual Espantaxim é o guardião, igualmente marcaram presença na premiação.

Emoção e Surpresa na Entrega dos Prêmios

O momento mais esperado da cerimônia de entrega do V Prêmio Espantaxim foi marcado, principalmente, pela emoção e expectativa das crianças selecionadas e vencedoras na edição de 2018. O orgulho de pais e professores pelas crianças premiadas também se fez presente nessa hora.

O Concurso teve 32 vencedores entre as categorias Mensagem, Redação e Poesia; e 4 vencedores Destaque (nas categorias Originalidade, Criatividade, Carta e Poesia. Outras 194 crianças foram premiadas como Selecionadas, ou seja, também tiveram seus textos escolhidos para compor a V Antologia Espantaxim e O Castelinho Mágico, um livro especial, com 274 páginas, ilustrado, onde são publicados os textos originais, com a letra das crianças, e também digitados, após terem sido devidamente revisados conforme a nova ortografia da língua portuguesa.

As obras escritas pelas crianças premiadas como vencedoras e selecionadas totalizam os 230 textos publicados na quinta edição da Antologia. Para escrever o prefácio do livro, foram convidadas duas personalidades que atuam na área da Tecnologia, tema recorrente entre os textos enviados pelas crianças para o concurso. O primeiro prefaciador é o vice-presidente da Google LLC e, desde 2011, presidente da Google Brasil, Fábio Coelho, que prestigiou a cerimônia de premiação, parabenizou as crianças participantes e destacou a importância de que, mesmo em meio aos rápidos avanços tecnológicos, não se perca de vista a necessidade de valorizar as pessoas e suas potencialidades.

Ricardo Auriemo, CEO e sócio fundador da Touch Tecnologia, empresa brasileira líder em software para área de saúde, também escreveu um prefácio para a V Antologia Espantaxim. Não pôde comparecer ao evento, mas deixou sua mensagem de parabéns e incentivo às crianças premiadas.   

Primeiro, foram chamadas ao palco, uma a uma, as 194 crianças premiadas como selecionadas. Os vencedores do concurso foram chamados na sequência, também um a um, conforme a faixa etária e categoria em que foram premiados.Primeira criança a ser chamada ao palco, a pequena Ana Clara de Godoide 8 anos, foi acompanhada pelo pai e experimentou, pela primeira vez, a sensação de ser convidada a receber um Prêmio. “Fiquei feliz. Gosto muito de escrever e foi uma surpresa saber que ganhei o Prêmio. Quero escrever cada vez mais”, disse timidamente a ganhadora na categoria Mensagem, aluna do Colégio Polo Educacional, de Indaiatuba (SP).

Já o estudante João Pedro Oliveira, 11 anos, aluno do Colégio Visconde de Porto Seguro (São Paulo/SP), ficou surpreso por estar entre os vencedores do V Prêmio Espantaxim. “Quando fiz a redação para participar, não esperava que poderia ser premiado. Foi a minha professora que contou que eu estava entre os vencedores na minha idade. Pulei de alegria quando soube”, relatou o “pequeno escritor”, que comemorou o resultado ao lado de outros colegas que também foram selecionados como premiados.

O Prêmio Espantaxim também possui os seus vencedores em mais de uma edição, como a estudante Adrielle Eduanny, de 12 anos, aluna da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, de Ipatinga (MG). Acompanhada de seus orgulhosos pais, a jovem é tricampeã do Concurso. “Nem sei explicar a emoção de receber mais um Prêmio. Escrever é tudo para mim”, resumiu a ganhadora, contemplada com o Prêmio Espantaxim pela primeira vez aos 7 anos de idade. Desde então, Adrielle já foi premiada em outros concursos literários, recebeu convites para integrar a associação de escritores de sua região e até já publicou o seu próprio livro de poesias, intitulado “Leitura na Noite”.

(Imagem: Divulgação)

O que os premiados ganharam

No dia da premiação, os vencedores receberam o disputado troféu do Prêmio Espantaxim 2018, exemplares da V Antologia, livros e CDs do Projeto, além do tão esperado mascote do personagem Espantaxim, que é entregue exclusivamente às crianças premiadas no concurso: não está à venda e é produzido a cada edição do Prêmio em uma quantidade limitada.

Os selecionados também receberam exemplares da Antologia e o Espantaxim. Além disso, as escolas que tiveram o maior número de trabalhos de alunos selecionados foram homenageadas.  

A relação completa dos premiados, suas escolas e localidades, pode ser consultada diretamente no link:www.espantaxim.com.br/resultado2018.html.

 

“Recadinhos”

Por meio do site www.espantaxim.com.br, as famílias dos escritores premiados, professores, coordenadores e outros representantes de suas escolas deixaram uma série de “recadinhos” elogiando a cerimônia de premiação e o Prêmio, de maneira geral:

“Parabéns pela proposta de realizarem uma ação que, sem a menor dúvida, tem enorme relevância para o desenvolvimento educacional e cultural das crianças em nosso país”

(Sérgio V. Cardoso, em nome do jovem escritor João Pedro Pelegrini de Coelho e Cardoso, 8 anos – Instituto Teresa Valsé – Uberlândia/MG)

“Agradecemos todo o empenho e dedicação em estimular nossas crianças e jovens na arte da escrita. Enquanto estava lá, fiquei pensando em quantos daqueles jovens se tornarão os escritores que leremos no futuro”.

(Família da jovem escritora Giovanna Yumi Monteiro Kitamura, 10 anos – Colégio Visconde de Porto Seguro – Valinhos/SP)

 “Agradeço muito pela oportunidade de participarmos desta maravilhosa aventura Literária que certamente nos trouxe, além de uma rica e significativa aprendizagem, inúmeros sentimentos, como orgulho, satisfação, realização, esperança e, principalmente, a reafirmação de que a aprendizagem só acontece quando a emoção se faz presente e é notório que este projeto foi idealizado e desenvolvido com muita emoção e competência”.

(Jorge Luis de Souza – Coordenador – Escola Salesiana São José – Campinas/SP)