Encanto | Crítica
Chega hoje (25) aos cinemas a mais nova animação musical da Disney “Encanto”. Assistimos o filme a convite dos estúdios Disney e contamos agora o que achamos.
Dirigido pelos responsáveis por dois grandes sucessos Zootopia e Moana e com músicas do Homem do ano (de acordo com a minha humilde opinião), envolvido em produções nos maiores streamings (Netflix com Tick, tick… BOOM!, HBO Max com Em Um Bairro de Nova York e agora na Disney+) Lin-Manoel Miranda.
O filme conta a lúdica história de uma Família Latina onde cada membro possui um dom especial que foi dado por meio de magia. Mirabel é a única que não possui nenhum “poder especial”, frustrada por ser diferente do restante de seus familiares, ela irá descobrir que possui uma importante missão para salvar todo o encanto que a cerca.
Leve e literalmente encantador, a história além de rica em seu caráter humano, é maravilhosa visualmente, com cores fortes e alegres, exaltando sempre que possível a grandeza cultural em todas as formas possíveis, na música, nas danças, na culinária, é como uma apresentação ao público da energia colombiana ao mundo.
Com uma mensagem tão importante sobre questões reais mesmo longe da ficção da animação, o filme expõe a pressão que nós mesmos nos colocamos em ser excelentes em algum sentido e de como colocamos como parâmetros pessoais as conquistas alheias sem de fato enxergar o nosso próprio potencial. Ele traz ainda diversas outras indagações para se pensar a respeito, daquele jeitinho Disney, unindo o lúdico à realidade e despretensiosamente causando reflexões, deslumbrando o olhar infantil e ao mesmo tempo conscientizando a visão adulta sobre o que é apresentado.
Finalmente temos uma animação da Disney enaltecendo e expondo a cultura latina, mais especificadamente colombiana, demorou? Com certeza! Mas valeu a pena a espera, temos toda a magia possível da Disney entregue numa história dinâmica, sensível e divertida. #encanto #movie #cinema