Editora Nova Fronteira lança edição ampliada do livro “Aquarelas do Brasil”

Editora Nova Fronteira lança edição ampliada do livro “Aquarelas do Brasil”

É inegável a importância da Música Popular Brasileira no cenário de nossa cultura. Uma das mais poderosas manifestações populares, a música ganhou uma belíssima homenagem na antologia Aquarelas do Brasil, livro que a Nova Fronteira relança em edição revista e ampliada. Organizada por Flávio Moreira da Costa, a obra mostra a interação entre o cancioneiro popular e a literatura em 33 obras-primas do conto nacional, produzidas por grandes autores como Machado de Assis, Alcântara Machado e Lima Barreto.

Contista, romancista e ensaísta, Flávio Moreira da Costa é também um de nossos maiores organizadores de antologias, tarefa a que se dedica desde o início de sua carreira. Suas Aquarelas do Brasil foram lançadas originalmente em 2005. A obra, que canta em prosa nosso Brasil brasileiro e, por isso, já no título homenageia uma de nossas canções mais famosas, foi considerada pioneira e criativa pela crítica.

Esta versão traz sete novos contos de autores como Arthur Azevedo, Olavo Bilac, Nei Lopes, Jaime Prado Gouvêa e do próprio Flávio Moreira da Costa. A edição atual faz, ainda, o resgate do Raul Pompeia contista. O autor carioca, sempre lembrado por seu romance O ateneu, era também um excelente contista, como comprovam os contos “O piano” e “O último entrudo”, selecionados por Moreira da Costa.

Aquarelas do Brasil são verdadeiros documentos da nossa maneira de viver; mais que contos, são cantos em que a música, essa arte tão entranhada em nosso DNA, quando não é a protagonista, apresenta-se, no mínimo, como um pano de fundo primordial para que tudo aconteça”, observa a cantora e compositora Zélia Duncan, responsável pela orelha da nova edição.

Como um acorde de Pixinguinha ou o samba de Ary Barroso, a reunião destes textos é um belo e comovente retrato de nossa cultura musical e literária e encontra sua harmonia em meio a ritmos diversos, inspirada em coisas nossas e outras bossas.

Aquarelas do Brasil: contos da nossa música popular

ORGANIZAÇÃO: Flávio Moreira da Costa

EDITORA: Nova Fronteira

PREÇO: R$ 44,90