Dica de série: O Gambito da Rainha. Vale a pena assistir?

Dica de série: O Gambito da Rainha. Vale a pena assistir?

Dica de série: O Gambito da Rainha, uma produção original Netflix e que estreou em 2020 no catálogo do streaming. Dirigida por Scott Frank e Allan Scott, e protagonizada por Anya Taylor-Joy, ela se tornou a minissérie mais assistida da história, totalizando mais de 62 milhões de espectadores em apenas um mês após a sua estreia.

Baseada no romance homônimo de Walter Trevis, de 1983, o enredo se passa na vida de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma garota órfã que descobre o seu talento no xadrez, após observar o zelador do seu orfanato jogar. Impressionado com o talento da menina, o zelador é o primeiro a acreditar e investir no dom da pequena Beth.

Paralelo ao amor pelo jogo, a pequena começa a consumir sob ordem do orfanato, a calmantes que causam alucinações e a ajudam a imaginar um tabuleiro de xadrez e suas jogadas no teto do seu quarto. Quando os medicamentos são proibidos pelo estado americano, logo ela percebe que está dependente daquela droga, fato que vai desencadear em outros vícios no futuro.

Adotada por uma família desestruturada, a menina se aproxima de sua mãe adotiva quando o “pai” as abandona, e seu talento é percebido, fazendo com que a possibilidade de ganhar dinheiro e viajar o mundo pelos torneios, crie um forte laço entre as duas. Logo ela se torna um fenômeno do xadrez, conhecida em todo o mundo e a coloca a frente dos principais enxadristas da época, com destaque para os russos, os mais temidos entre os adversários. Mas outro adversário vem travando uma batalha contra Beth Harmon, o seu vício pelo álcool e calmantes.

Uma série surpreendente, com uma qualidade de roteiro e direção enorme, e apesar de ser uma história fictícia, ela traz diversos contextos históricos reais, que condizem com a época e já ocorreram em torneios de xadrez pelo mundo. Mas o ponto alto da série está na atriz Anya Taylor-Joy (Fragmentado, Vidro, A Bruxa, Os Novos Mutantes e Emma), que incorpora a personagem de maneira perfeita, utilizando trejeitos e comunicação não verbal de forma impressionante, muitas vezes conseguindo falar sem falar, apenas com o movimento de seus lábios ou olhos.

Outros personagens também merecem ser mencionados, como Benny Watts, vivido por Thomas Brodie-Sangester e Harry Beltik interpretado pelo ator Harry Melling (o primo de Harry Potter na saga).

E para quem não sabe, o título “O Gambito da Rainha”, é uma jogada para iniciar uma partida de xadrez, movimentando o peão da rainha para liberar mais espaço.