Dica de série: Madam C.J. Walker, série da Netflix com Octavia Spencer
A minissérie Madam C. J. Walker tem produção executiva do astro do basquete, LeBron James, ao lado de Maverick Carter, Janine Sherman Barrois e Kasi Lemmons. Com quatro episódios, a série conta a história de Sarah Breedlove, conhecida como Madam C.J. Walker, uma mulher negra, de origem simples, que trabalhava como lavadeira e sofria agressões de seu marido, e que, mesmo com as adversidades, se tornou a primeira mulher dos Estados Unidos a ser milionária com o próprio esforço. Além de empreendedora, Sarah também era ativista política e filantropa.
O nome da empresa “Madam C.J. Walker”, surge em referência ao seu terceiro marido.
A vida de Madam C.J. Walker, interpretada por Octavia Spencer, começa ao mudar quando ela encontra Addie (Carmen Ejogo), que a ajuda com seu problema capilar, mas rejeita Sarah como uma vendedora de seus produtos, devido a sua aparência.
Motivada a mostrar a todos a capacidade que tem, lutando contra o preconceito e as dificuldades financeiras, Sarah começa a produzir seus próprios produtos, o que faz com que ela ganhe logo uma fama entre as mulheres negras de Indianápolis, cidade onde vai morar ao enxergar um mercado consumidor potencial. Mas a jornada não será fácil, já que Addie não desiste de tomar o mercado e as clientes de Sarah, e abre um salão na mesma cidade para competir.
Mesmo com os diversos problemas que aparecem em seu casamento, entre funcionários e com a perseguição de Addie, ela não desiste e segue firme rumo ao sonho de criar uma fábrica de seus produtos e assim distribui-los por todo o país.
Um drama muito bem trabalhado, com pontos de alívios cômicos e cenas lúdicas, que deixam a produção ainda mais agradável de se ver, causando uma leveza em uma história forte dessa mulher que marcou história e impactou na vida de muitas mulheres negras dos Estados Unidos.
Destaque mais uma vez para a atuação de Octavia Spencer, que incorpora o personagem de maneira magistral, entregando ainda mais qualidade à produção.
A série é inspirada no livro “On her own ground”, de A’Lelia Bundles, sua tataraneta.