Dica de série: Anne with an E | Netflix
“Anne with na E”, é a dica de série de hoje. A produção canadense é inspirada no livro “Anne de Green Gables”, escrito por Lucy Maud Montgomery, e publicado em 1908.
A história se passa na vida da órfã Anne que, por engano, é mandada para a casa de Matthew e Marilla, dois irmãos que já com uma certa idade seguem a vida solteiros e solitários em sua fazenda no pequeno povoado canadense.
Buscando a adoção de um menino que possa cuidar da fazenda e dar continuidade à família, os irmãos recorrem a um orfanato para ter a disponibilidade dessa figura masculina na família, mas por um erro de comunicação, acabam recebendo uma menina em seu lugar. Determinados em recorrer pelo erro, os dois decidem devolvê-la em troca do menino que haviam solicitado, mas o jeito atrapalhado, falante e com uma inteligência e imaginação destacáveis, a menina acaba recebendo uma nova chance na família. Assim, aos poucos, Anne vai conquistando Matthew e Marilla, assim como toda a população da pequena cidade. Mas a missão não é fácil, já que ela terá que enfrentar o preconceito de ser uma menina órfã, em uma sociedade extremamente conservadora e tradicional.
O enredo engloba muito mais do que a história dessa apaixonante menina, e traz de maneira pura a simplicidade da infância e a descoberta do amor. Uma série para ver e se encantar, se revoltar, chorar e rir, um misto de emoções que temperam esse roteiro espetacular.
Destaque principal para a atuação de Amybeth McNulty, que incorpora com muita simetria e delicadeza, a personagem principal. A série possui originalmente três temporadas, lançadas entre 2017 e 2019, e apesar dos pedidos dos fãs, ela foi cancelada, fato que não tira a magnitude da história de Anne Shirley.
A atriz responsável pelo papel publicou uma carta de despedida da personagem, após a confirmação do cancelamento e dos apelos de fãs pela retomada da série. Segundo ela, o papel ajudou a transformá-la na mulher que é hoje:
“Querida Anne, jamais estaria pronta para me despedir, mas como dizem, tudo chega ao fim. Obrigada por me ensinar, crescer comigo e me amar. Tomei parte de quem você é na minha vida. Anne me ensinou como ser corajosa, forte, como amar sem desculpas e como abordar tantos obstáculos diferentes na vida. Anne é muito mais que palavras no papel. Ela realmente faz parte de quem eu sou agora, e a carregarei comigo para sempre. Não posso negar que estou com o coração partido, mas mais do que isso, sou grata. Uma parte tão grande da minha infância está documentada nesta experiência – e que experiência”, declarou a atriz.
A série está presente com suas três temporadas na Netflix.