Dica de livro: Vozes de Tchernóbil
A série Chernobyl, uma produção original da HBO, coleciona uma imensa lista de conquistas, entre elas o Emmy, Globo de Ouro, TCA Award e Satellite Award, de melhor minissérie. A produção trouxe à tona novamente o grande desastre nuclear ocorrido na década de 1980, despertando no público o interesse pelo tema.
Com isso, um dos livros que ganhou destaque novamente e aumentou suas vendas foi: “Vozes de Tchernóbil – A História Oral Do Desastre Nuclear”, da autora Svetlana Alexievitch. O livro é uma crônica produzida com relatos de pessoas que viveram tempos de dúvida e terror, a partir da data de 26 de abril de 1986, dia quem que a cidade de Pripyat foi palco do pior desastre nuclear da história.
Com ordens políticas, época em que a Ucrânia integrava a União Soviética, muitos fatos foram escondidos da população que ali vivia e das pessoas que ajudavam a combater o “incêndio” na indústria. Esse fato resultou na perda instantânea muitas vidas após o contato com a radioatividade, além de marcar muitas outras para sempre, com as sequelas da exposição ao elevado e intolerável grau de radiação.
A obra reúne mais de 500 entrevistas realizadas pela autora, em formato de monólogo, com um tom forte de sensibilidade de quem viveu o desastre. Uma obra guardada para a eternidade, trazendo ao público diversos fatos nunca antes revelados.
Um livro forte, sensível, perturbador e real. No Brasil a publicação é da editora Companhia das Letras.
Joel Prado