Dica de livro: Os Miseráveis de Victor Hugo
“Os Miseráveis” de Victor Hugo. Uma obra francesa, clássico da literatura mundial, publicado em 1862, que traz críticas fortes também à sociedade atual, com seus sistemas de classes, a exploração da pobreza, mas também sobre a essência humana e seu desenvolvimento.
Esse livro é considerado um marco para literatura, consagrado como a maior obra literária do século XIX. O enredo se passa entre o período de 1815, com a Batalha de Warteloo, e os Motins de 1832.
Dividido em cinco volumes, que juntos totalizam 1511 páginas, Victor Hugo narra a história de Jean Valjean, um homem que é condenado às Galés por 19 anos, após roubar um pão para alimentar a sua família. Após ser libertado, Jean começa a sentir o peso de carregar o rótulo de ex-condenado, sendo repudiado por onde passa, até ser acolhido por um Bispo, que com uma atitude inesperada muda a sua vida para sempre.
A partir daí diversos personagens vão fazer parte da sua jornada, como Fantine, Cosette, Marius, os Thénardier e o inspetor Javert, muito desses inclusive dão nome aos cinco volumes do livro.
Um retrato da sociedade francesa do século XIX, evidenciando o panorama socioeconômico da população mais pobre. Uma história de amor, mudança, luta e perseverança, retratada com extremos detalhes, que tornam essa publicação uma leitura rica e inesquecível.
Esse clássico foi adaptado para o cinema mais de 50 vezes, e em 2013 conquistou três Oscars, com o longa dirigido por Tom Hooper, e que tinha em seu elenco Anne Hathaway (melhor atriz coadjuvante), Hugh Jackman, Russel Crowe e Amanda Seyfried. Uma leitura obrigatória para os fãs de literatura clássica.