Dica de Livro: O livro dos Baltimore (Joël Dicker)
Hoje a dica de livro é para “O livro dos Baltimore”, mais uma obra do talentosíssimo escritor suíço Joël Dicker:. O enredo é baseado na história do personagem, Marcus Goldman, já conhecido dos leitores por ser o protagonista do livro “A verdade sobre o caso Harry Quebert”, best-seller de Dicker.
Essa foi a terceira, das quatro publicações do autor traduzida para o português, pela Editora Intrínseca (O último dia de nossos pais, A verdade sobre o caso Harry Quebert, O livro dos Baltimore e recentemente, O desaparecimento de Stephanie Mailer).
Marcus Goldman retorna à cena ao decidir publicar seu novo romance, inspirado na história de sua família. Uma infância inesquecível ao lado dos primos de Baltimore, levou Goldman a colecionar boas histórias e incríveis lembranças, até acontecer o dia do “Drama”. Aliás, o drama é sempre citado no livro, porém sem revelar o que realmente aconteceu, deixando a surpresa para o final, fato que envolve o leitor de uma maneira surpreendente, em mais uma ótima trama do autor suíço.
A família Goldman é dividida em duas, separadas pelas cidades que vivem, e pela realidade financeira de cada uma, a família de Marcus é conhecida por os “Goldman de Montclair”, e a de seu tio Saul, como os “Goldman de Baltimore”. E a cidade de Baltimore é palco de grande parte da história dessas duas famílias, local onde Marcus sempre que possível buscava estar, para viver aventuras ao lado dos primos, e também saborear um pouco da vida luxuosa que seus tios proporcionavam. A vida de seus tios leva Marcus à muitas vezes invejar seus primos e ter vergonha de seus pais, que viviam uma vida sem nenhum luxo em Montclair.
O quebra-cabeça desse romance é montado aos poucos, relembrando fatos do passado, com consequências do presente, que até então eram inexplicadas, e passam a ser desvendadas por ele aos poucos, ao lado de alguns personagens essenciais, que remontam o caminho até o “Drama”.
Uma obra que traz de forma muito bem dosada, assuntos como rivalidade, inveja, traição, diferença de classes, amor e amizade. Sem dúvidas, mais um ótimo livro de Joël, que vem cada vez mais ganhando espaço entre os grandes romancistas do mundo, com suas histórias recheadas de mistérios, e extremamente envolventes e instigantes, que fazem a mente do leitor viajar de maneira bem fluída e agradável.
Para quem ainda não conhece o autor, uma boa dica é começar por essa obra.