Dica de Livro: Nó do Diabo, de Mara Leveritt
“Nó do Diabo”, de Mara Leveritt, um livro perturbador que traz em detalhes e informações exclusivas, o famoso caso dos “Os Três West Memphis”.
A história é conhecida no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, onde três jovens: Damien Echols, Jason Baldwin e Jessie Misskelley Jr., foram acusados de cometer um cruel assassinato, em 1993, a três garotos de oito anos em West Memphis, uma pequena cidade do Arkansas.
Condenados pelos assassinatos, mesmo sem provas contundentes que os ligassem ao crime, os jovens tiveram a sua condenação baseada em uma teoria de que faziam parte de uma seita satanista, embasados nos gostos musicais dos garotos (Rock´Roll e Heavy Metal) e também em suas vestimentas pretas. Damien, Jason e Baldwin, passaram mais de 17 anos na prisão aguardando a aceitação de revisão do caso por conter argumentos falhos para a alegação.
Um crime que continua sem solução, mas que nesse livro é minuciosamente contado, apontando os principais suspeitos e as inconsistências do julgamento e condenação dos três jovens. Um caso que na época chamou a atenção de artistas e gerou grande comoção na busca por justiça.
O detalhismo do livro em alguns momentos pode tornar a leitura redundante e, em poucos pontos, cansativa, mas no geral da obra se torna uma imersão perturbadora, misteriosa e envolvente.
No Brasil o livro é publicado pela editora Record.