Dica de livro: Baú de Lágrimas – O Diário Secreto do Holocausto
A autora Nonna Bannister, traz o seu testemunho, uma mulher russo-americana que viu e sobreviveu a indescritíveis atrocidades quando era jovem. Uma história guardada dentro de um baú trancado por meio século: “Baú de lágrimas: o diário secreto do holocausto”.
Nonna Bannister é uma mulher russa, que quando criança sofreu com as atrocidades do nazismo . Com a invasão da Alemanha à Rússia, ela e seus pais precisaram se esconder para não serem capturados e torturados pelos russos e posteriormente pelos alemães.
Bannister presencia a morte de seu pai, após ser torturado por soldados da SS, e ela e sua mãe são obrigadas a deixar a Rússia e ir para a Alemanha para um campo de trabalho forçado. No caminho a garota e sua mãe já começam a presenciar as crueldades cometidas pelos nazistas e ao chegarem ao campo, são obrigadas a trabalhar e sofrem com a escassez de alimentos e as maldades dos soldados que as guardam.
Uma história emocionante, com pontos bem fortes que chocam, como o caso da morte de um bebê judeu que ela presencia com sua mãe. Mas que também traz relatos de solidariedade e coragem, de pessoas que arriscavam as suas vidas para proteger ameaçados pelo regime.
Talvez, para quem tem costume de ler relatos da Segunda Guerra e os absurdos vividos por sobreviventes, a história não pareça tão forte como outras, mas a lição deixada de amor e companheirismo entre mãe e filha dão o toque especial na vida dessa mulher.
Uma vida escondida por cinco décadas, guardada dentro de um baú e escondida do marido e filhos, mas que no fim da vida, Nonna resolveu revelar e que agora vem a público nessa obra sensível e emocionante.