Dica de livro: “Abílio – determinado, ambicioso, polêmico”, da autora Cristiane Correa.
A figura de Abílio Diniz é bastante conhecida no mundo do empreendedorismo, principalmente por ter transformado uma pequena loja de seu pai, em uma das maiores redes de supermercados do mundo, o Pão de Açúcar.
Neste livro, a autora viaja pela infância de Abílio, buscando desde o início do empreendimento de seu pai, em 1948, quando Valentim dos Santos Diniz, inaugurou uma pequena doceria em São Paulo, com o nome de Pão de Açúcar. Uma década depois, juntos, eles abriram seu primeiro supermercado, dando início à varejista, que se tornou a maior do país, com faturamento anual de 64,4 bilhões de reais, em 2013.
Mas a história não foi fácil, durante a década de 1990, essa mesma rede varejista quase decretou a sua falência, sendo recuperada, mais uma vez, graças à ambição e visão de Abílio Diniz.
Conhecido por seu jeito polêmico e centralizador de ser, Abílio colecionou desafetos no mundo dos negócios, inclusive com membros da sua própria família, como mãe e irmãos.
Além do Pão de açúcar, Diniz ainda liderou grandes aquisições do grupo, como o Extra, Assaí, Ponto Frio e Casas Bahia; e atualmente, é um dos membros dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil.
Uma história contada por personagens que viveram ao lado do empresário durante esse tempo, incluindo familiares, amigos e desafetos, além, é claro, de relatos do próprio Diniz.
Um livro de fácil leitura e muito instigante, sobre uma das figuras mais emblemáticas da história empresarial brasileira.