Dica de Filme | Netflix: Rede de ódio – Baseado em fatos reais

Dica de Filme | Netflix: Rede de ódio – Baseado em fatos reais

Rede de ódio, o novo filme polonês da Netflix, que é inspirado em fatos reais. Uma história polêmica, mas ao mesmo tempo bem próxima de todos nós.

Rede do Ódio traz a história de Tomek (Maciej Musiałowski), que vê seus estudos interrompidos após ser descoberto por plágio de um trabalho acadêmico, o que faz com que seja expulso da Universidade.

Seus estudos são mantidos por uma família progressista de classe alta, a qual ele faz de tudo para ganhar o respeito, principalmente por esconder uma paixão platônica por Gabi (Vanessa Aleksander), sua amiga de infância. Mas os seus atos inconsequentes, sempre o atrapalham em qualquer reaproximação que tente com a família.

A sua jornada começa a mudar quando ele consegue um emprego em uma conceituada empresa de relações públicas, com a missão de criar uma rede de Fake News, para derrubar uma famosa “youtuber”, que faz sucesso na área fitness e por isso incomoda seus concorrentes. Sua missão é cumprida com êxito, e seu talento é descoberto: orquestrar redes de ódio na Web, a todo custo, sem medir as consequências.

Sua próxima missão é abalar um alvo político, alimentando ainda mais de ódio um grupo extremista e nacionalista da Polônia, e sua ambição atropela qualquer vestígio de humanidade que ele possa ter. Tais atitudes vão ocasionar problemas graves.

Um filme com uma crítica social muito forte, com fatos muito próximos da realidade que vivemos hoje, não só no Brasil, como no mundo. Grupos polarizados que brigam entre si, criando redes de mentiras e ódio, para destruir seus adversários e fortalecer a sua ideologia.

O elenco ainda conta com Maciej Stuhr, Agata Kulesza, Danuta Stenka e Jacek Koman. Devido ao seu teor polêmico e atual, o filme logo se colocou entre os 10 mais assistidos da Netflix.

O filme é dirigido por Jan Komasa, consagrado diretor da Polônia, que concorreu em 2020 ao Oscar de melhor filme estrangeiro, com Boze Cialo.

Um enredo que nos incomoda, de tão atual que é, mas que vale muito a pena assistir e refletir sobre o que vivemos e compartilhamos nas redes.

Baseado em fatos reais?

No ano de 2019, o político Pawel Adamowicz, prefeito da cidade polonesa de Gdańsk, sofreu um ataque à facadas durante um evento de caridade, fato que motivado por grupos de ódio na internet e que ocasionou na morte do político.

Coincidentemente, Rede do ódio finalizou as suas gravações três semanas antes do ocorrido. E no longa ocorre a morte de outro político liberal, chamado Pawel, de maneira bem semelhante. Fato que levou à reedição e refilmagem de algumas cenas, deixando o Pawel com menos foco, e destacando Tomek.