Dia Mundial da Água: Filmes que abordam a escassez de água em uma visão apocalíptica
No Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22/03), um relatório aponta que mais de 2 bilhões de pessoas não têm acesso ao recurso natural em todo o mundo. Um dado alarmante que nos aponta para um futuro incerto já que é um recurso que está sendo cada vez mais escasso pelo seu uso errado.
A falta de água já foi argumento forte e principal em roteiros de diversas produções, seja em filmes e seriados. Elencamos aqui seis filmes que abordam a temática e o quanto, infelizmente, podemos chegar a situações parecidas.
Interestellar (2014)
O filme do cineasta Christopher Nolan mostra a luta pela sobrevivência da humanidade após boa parte dos recursos naturais da Terra se esgotarem. Cooper (Matthew McConaughey) recebe a missão de explorar o universo em busca de novos planetas para substituir o Planeta Terra.
Boa arte da trama traz outro foco, mas o filme também traz reflexões acerca das graves consequências do consumo desenfreado e como as mudanças climáticas podem afetar a vida.
007: Quantum of Solace (2008)
Dirigido por Marc Forster, o filme do agente secreto mais famoso do cinema desembarca na Bolívia. James Bond, (Daniel Craig) descobre uma trama para dar um golpe político e assumir o controle das reservas de água do país.
Conflitos políticos envolvendo a água podem parecer estar confinados aos roteiros dos filmes, mas já é uma realidade em alguns país na Ásia Central. O mais recentes é o atrito que Egito e Etiópia enfrentam depois que esta última começou a construir uma grande represa no Rio Nilo Azul, o que poderá restringir o fluxo do Nilo.
Waterworld: O Segredo das Águas (1995)
O que não falta é água neste filme dirigido por Kevin Reynolds e estrelado por Kevin Costner. A produção gira em torno de uma época em que a água potável acaba sendo um tesouro inestimável, já que os oceanos cobriram a Terra depois que as calotas polares foram derretidas.
O derretimento das calotas polares é uma realidade diante do aquecimento global, apesar de muitos insistirem que isso é uma invenção. O Glaciar da ilha de Pine, por exemplo, é a geleira que está derretendo mais rapidamente na Antártida. De acordo com pesquisadores da região, o cume desta geleira está perdendo cerca de 15 cm de altura por ano.
Rango (2011)
A animação, dirigida por Gore Verbinski e indicada ao Oscar, não tem como centro de sua história a escassez da água; mas fica claro que o recurso é limitado e acaba se tornando um bem precioso na vila que os personagens vivem. Rango, com a voz do ator Johnny Depp, acaba assumindo a missão de salvar a todos, após um galão d´água ser roubado.
Ao abrir a torneira e ver a água caindo abundantemente nem reparamos que trata-se sim de um bem que pode acabar. Vamos aos números: Estima-se que cerca de 71% da superfície terrestre é coberta por água. Desse total, 97,4% está em estado líquido, nos oceanos. Assim, 2,6% do total de água no planeta é chamada de doce e apenas 0,96% estão em fontes subterrâneas, rios e lagos, acessíveis para o consumo humano.
Acquaria (2003)
A diretora Flávia Moraes trouxe para as telas do cinema a dupla Sandy e Junior para contar a história de um mundo devastado, com uma escassez alarmante de água. No filme, a terra foi tomada por regiões áridas e a luta pela sobrevivência é constante.
Para muitos especialistas, as chances do planeta se transformar em um completo deserto (como é retratado no filme) são poucas, mas não estão descartadas.
Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
O vencedor em 6 categorias do Oscar, a megaprodução dirigida por George Miller e estrela por Tom Hardy e Charlize Theron trouxe todo o universo apocalíptico em uma explosão de cores e efeitos especiais. Um mundo em que quase toda a raça humana foi extinta por conta de guerras nucleares. O filme é uma reinicialização de uma trilogia do mesmo diretor dos anos 80 estrelada por Mel Gibson.
A água nesse filme é também super requisitada e um recurso para poucos, apenas para os mais fortes e poderosos. Guerras por conta desse recurso já ocorrem, diante de sua escassez, como já colocamos aqui nessa lista; porém é algo inimaginável chegarmos ao ponto de uma sociedade (ou a falta dela) igual ao que vemos em Mad Max… será?
A data do dia 22 de março, instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), é um verdadeiro alerta para a conscientização desse bem tão precioso e essencial para a vida humana. São esperadas atitudes firmes e conscientes de nossos governantes e das empresas pelo mundo afora, mas também de nada vai adiantar se não houver a responsabilidade de cada um de nós em pequenas atitudes do nosso dia a dia.