Dia das Mães: Lista de 15 filmes com as matriarcas em destaque
O dia das mães merece homenagens para aquelas mulheres que nos geraram e nos educaram. Uma data que não poderíamos deixá-la passar em branco.
Como sempre, a vida imita a arte e muitos filmes trazem em suas tramas mulheres guerreiras e talentosas que se sobressaem como mães. Listamos aqui alguns desses filmes e fique a vontade para adicionar outros títulos nos comentários….
- Valente
Nesta aventura animada, a corajosa princesa escocesa Merida torna-se a melhor arqueira do reino. Mas ela e sua mãe, a rainha Elinor, brigam quando chega a hora de Merida escolher um marido. Merida foge para a floresta, onde um feitiço mágico transforma sua mãe em um urso. E como na vida (bem, às vezes), os problemas trazem mãe e filha para mais perto do que nunca.
- A Mentira
O filme é estrelado por Emma Stone como Olive, uma estudante do ensino médio com um plano de popularidade “infalível” que rapidamente sai do controle. Olive apenas segue o fluxo, e encoraja os rumores atrevidos que estão voando pela escola. Enquanto seu professor e conselheiro de orientação estão preocupados, os pais de Olive (Stanley Tucci e Patricia Clarkson) confiam em sua filha e estão lá para oferecer um bom conselho quando ela precisar.
- Juno
Quando a novata Juno MacGuff (Ellen Page) descobre que está grávida depois de um breve namoro com seu amigo Paulie Bleeker (Michael Cera), ela decide continuar com a gravidez e colocar a criança para adoção. Ela sai em busca dos pais adotivos perfeitos e Vanessa e Mark Loring (Jennifer Garner e Jason Bateman) parecem se encaixar no projeto. À medida que sua gravidez avança, o complicado amadurecimento de Juno também aumenta. Como ela diz quando seu pai pergunta o que ela está fazendo: “Oh, só estou lidando com coisas muito além do meu nível de maturidade“.
- Ligeiramente Grávidos
Katherine Heigl estrela como Alison, uma mulher que passa uma noite com Ben (Seth Rogen) e acaba grávida. Ela decide manter o bebê e o relacionamento com Ben, mas apenas se conseguir que ele amadureça – esquecendo que mudar uma pessoa é um desafio e tanto.
- Lembranças de Hollywood
Meryl Streep estrela como Suzanne Vale, uma estrela em ascensão cuja carreira foi interrompida devido ao vício em drogas. Depois de um período na reabilitação, Suzanne acaba com um vida mais caseira: com sua mãe (Shirley MacLaine). O filme foi adaptado por Carrie Fisher de seu próprio romance e luta com o relacionamento complicado, mas amoroso entre uma atriz e sua mãe estrela de cinema. Enquanto muitos espectadores traçaram paralelos entre os personagens e o relacionamento real de Fisher com sua própria mãe, Debbie Reynolds, Fisher acabou admitindo ao site Entertainment Weekly: “Eu escrevi sobre uma mãe atriz e uma filha atriz. Eu não estou chocada que as pessoas pensam que é sobre mim e minha mãe“.
- O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final
Embora a franquia de ação de”O Exterminado do Futuro” possa não parecer um tradicional filme de Dia das Mães, a proteção materna é praticamente o motor do segundo filme. Sarah Connor (Linda Hamilton) é uma mãe solteira tentando proteger seu filho adolescente rebelde, John (Edward Furlong), de robôs viajantes do tempo que querem matá-lo antes que ele salve o mundo. É uma vida difícil, mas provavelmente mais fácil do que tentar explicar quem é seu pai. Desta vez, o T-800 de Arnold Schwarzenegger é um dos mocinhos, mas ele não é tão assustador quanto a mãe feita por Linda Hamilton.
- Minhas Mães e Meu Pai
Jules (Julianne Moore) e Nic (Annette Bening) são pegos de surpresa quando seus filhos adolescentes procuram o doador de esperma que suas mães contrataram para tê-los. As crianças (Mia Wasikowska e Josh Hutcherson) criam um relacionamento com seu pai biológico (Mark Ruffalo) e o convidam para suas vidas. A família misturada resultante vem com todos os tipos de complicações, tudo descompactado com calor, humor e sensibilidade pela diretora Lisa Cholodenko.
- Aos Treze
Os anos de adolescência não são tipicamente um ponto alto para mães e filhas, mas eles geralmente não ficam tão baixos quanto em “Aos Treze” de Catherine Hardwicke. Melanie (Holly Hunter) é uma mãe solteira lutando para sobreviver com seu negócio de corte de cabelo em casa e um fluxo aparentemente interminável de amigos que precisam de ajuda. Ela está tão ocupada que não percebe quão ruim é a influência para a filha (Evan Rachel Wood).
- Lady Bird: A Hora de Voar
Esta história de maioridade, indicada ao Oscar, conta a história de uma filha lutando para encontrar um lugar comum com sua mãe (Laurie Metcalf) enquanto se prepara para o ensino médio e encontra seu lugar no mundo. Lady Bird (Saoirse Ronan) está desesperada para frequentar a faculdade depois do ensino médio. E no processo de planejamento, ela passa por vários meses tumultuosos com a mãe.
- Paixão de Aluguel
Não deixe o título enganar você – é mais do que apenas encontrar um cara. Depois de anos de namoro, a mãe solteira Jean (Heather Locklear) reúne suas duas filhas e se muda para Nova York em uma última tentativa de encontrar o amor. Cansada de se mudar toda vez que sua mãe tem um coração partido, Holly (Hilary Duff) encontra um admirador secreto com a ajuda de um especialista em namoro interpretado por Chris Noth. Enquanto Holly tenta manter a pegadinha, Jean encontra uma ligação mais profunda com suas filhas.
- Operação Cupido
Uma improvável dupla, Hallie e Annie (Lindsay Lohan) descobrem que na verdade são gêmeas separadas ao nascer neste clássico filme da Disney dos anos 90. Depois de se encontrarem em um acampamento de verão, as duas planejam um plano secreto para trocar de lugar e conhecer seus pais que se divorciaram anos antes, forçando-os a se reunir no processo. Hallie está desesperada para conhecer sua mãe, Elizabeth (Natasha Richardson), e Annie não pode esperar para conhecer seu pai, Nick (Dennis Quaid). Os dois logo percebem que seus pais podem não estar tão prontos para uma reunião de família como elas estão, e trabalham juntas para derrubar a nova noiva de Nick, tudo isso enquanto se unem à mãe e ao pai que sempre desejaram.
- O Quarto de Jack
Baseado no romance de mesmo nome de Emma Donoghue, este filme vencedor do Oscar de 2015 mostra a devoção de uma mãe ao seu filho e o seu desejo de melhorar a sua vida; A única coisa é que eles estão em um cativeiro. Uma pré-capitã Marvel Brie Larson transmite o desespero de sua personagem com uma força dramática que transformou este filme em sua fuga.
- Lion: Uma Jornada Para Casa
Dev Patel interpreta Saroo Brierley, um homem que procura sua família, 25 anos depois de entrar acidentalmente em um trem e perdê-los. Seu relacionamento com a mãe adotiva Sue (Nicole Kidman) é o foco central da história, e lhe dará todas as sensações – ainda mais porque é uma história verdadeira.
- A Noviça Rebelde
Vamos ouvir as madrastas! Embora ela não tenha conseguido ser uma freira, Maria (Julie Andrews) certamente era uma mãe superior a Liesl (Charmian Carr), Friedrich (Nicholas Hammond), Louisa (Heather Menzies-Urich), Kurt (Duane Chase), Brigitta (Angela Cartwright), Marta (Debbie Turner) e Gretl (Kym Karath). O filme, no final das contas, acabou sendo uma longa audição para a maternidade.
- Podres de Ricos
Sim, essa é uma super divertida e glamourosa comédia romântica sobre Rachel Chu (Constance Wu), uma mulher que descobre que seu namorado é realmente super rico, mas no fundo está o vínculo entre uma mãe exigente (Michelle Yeoh) e o filho (Henry Golding), além do calor e compreensão entre Rachel e sua própria mãe (Tan Kheng Hua).