Detalhes e teorias no trailer final de “Coringa” com Joaquin Phoenix
O trailer final do “Coringa” de Todd Phillips foi lançado (veja aqui) – e, embora ainda haja muito mistério sobre o enredo, esta sequência de imagens nos fornece algumas informações novas e importantes. Enquanto vemos Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) esperando por trás das cortinas para aparecer no show de Murray Frankin (Robert De Niro) no trailer anterior, vemos agora os dois personagens interagindo pela primeira vez neste filme, incluindo assistir Murray falar sobre Fleck na TV. Também vemos o que parece ser um primeiro beijo entre Fleck e Sophie (Zazie Beetz) e um confronto que se torna violento entre Fleck e Thomas Wayne (Brett Cullen) – pai condenado do futuro Batman.
Ao contrário da maioria dos filmes baseados em quadrinhos, não há muito do que você possa pensar como Easter eggs no trailer. De acordo com o diretor Todd Phillips, os fãs não deveriam esperar muito dos quadrinhos. Ainda há detalhes que não são tão óbvios. Existem alguns detalhes que passam tão rapidamente que você dificilmente poderia ser responsabilizado por não notá-los, enquanto outros são toques temáticos sutis que falam exatamente com que tipo de Coringa estamos lidando aqui.
Com isso em mente, veja alguns dos pequenos detalhes que você pode ter perdido no trailer final de “Coringa” de Todd Phillips.
Para o Joker, fazer caretas é mais do que um jogo
Uma das primeiras coisas que vemos no novo trailer é Arthur Fleck andando de ônibus por Gotham. Primeiro, vemos ele caído contra a janela e, em seguida, ele está fazendo careta para o garoto sentado na frente dele – algo que a mãe do garoto não gosta.
É um jogo simples e divertido, com certeza, fazer as crianças rirem, mas no contexto do que sabemos que está por vir, o lance de Fleck aqui é maior.
“Coringa” promete ser sobre um homem com doença mental que passa por uma transformação drástica. Como – ao contrário dos quadrinhos ou do filme “Batman” de Tim Burton, de 1989 – a criação deste Coringa não parece ter nada a ver com cair em uma tuba de produtos químicos tóxicos, Fleck terá que encontrar uma maneira de deixar o mundo saber que ele mudou. E como ele fará isso? Com o rosto – mais especificamente com a maquiagem de palhaço que ele usa como Coringa.
Em outras palavras, o trailer começa com Arthur Fleck fazendo ao garoto o que ele fará em breve no mundo inteiro – mudar de cara e se tornar algo diferente. A única diferença é que se alguém disser para ele parar, eles não terão sorte como a mãe do ônibus.
O sinal de Fleck tem mais significado do que você pensa
Ver Arthur Fleck trabalhar como um palhaço que gira um cartaz – presumivelmente antes de sua transformação no Coringa – não é novidade se você está prestando atenção. Nós o vemos dançando com sua placa e subsequentemente sendo assediado, espancado e provavelmente roubado no primeiro trailer, mas desta vez temos uma visão melhor dessa placa, que anuncia “TUDO QUE DEVE IR !!“.
Como Fleck fazendo careta com o garoto, esse é outro sinal temático. Em algum momento do Coringa, Arthur Fleck vai estalar. Quando isso acontece, parece provável que “TUDO DEVE IR” pode muito bem se tornar um de seus slogans favoritos – talvez em um sentido apocalíptico ou talvez apenas em um nível pessoal, ou seja, tudo de Arthur Fleck deve abrir caminho para o Coringa .
Também é difícil não ver essa cena como parcialmente inspirada pelo violento vigilante Rorschach de “Watchmen“. Quando ele não está fantasiado, Rorschach é mostrado fazendo pouco mais do que andar pela cidade de Nova York e segurando uma placa que diz “O FIM DA NOITE“. A placa de Fleck parece uma resposta à de Rorschach, independentemente de quanto Todd Phillips afirma que “Coringa” não tem nada a ver com os quadrinhos.
A mãe de Arthur Fleck está morrendo
Enquanto a mãe de Arthur, Penny (Frances Conroy), é destaque no primeiro trailer do “Coringa“, não a vemos muito desta vez. Realmente, você dificilmente poderia ser responsabilizado se não a notasse. Ela está apenas em algumas cenas breves e seu rosto fica coberto quando ela aparece. Mas o que você percebe rapidamente quando a vê pode ser o principal catalisador que desencadeia a transformação de Fleck – a mãe de Arthur está morrendo.
Quando Arthur percebe que Murray Franklin está na TV e falando sobre ele, ele está no quarto de hospital de sua mãe. Vimos brevemente Penny em sua cama à direita, com um aparelho de respiração preso ao rosto, possivelmente com um tubo de respiração inserido. Se for esse o caso, há uma boa chance de Penny Fleck não demorar muito para deixar este mundo. Se ela morrer, é provável que este seja um dos eventos que empurra Arthur além do limite.
Algo é tão engraçado que ele esquece de rir
Ouvimos o arrepiante Coringa de Joaquin Phoenix gargalhar no meio do trailer, embora as circunstâncias sejam estranhas. Fleck está andando por um corredor enquanto abotoa uma camisa. Possivelmente é aqui que ele trabalha e acabou de terminar seu turno. Podemos ver alguém atrás dele sentado à mesa. Fleck continua rindo até que ele dá uma volta no corredor e pára abruptamente de rir, franze a testa e continua.
É interessante porque é uma gargalhada muito do Coringa, mas é muito diferente do Coringa. Parece que talvez Fleck esteja rindo apenas para acalmar seus colegas de trabalho, talvez seu chefe. Isso sugere que o Coringa é uma espécie de persona que Fleck está construindo lentamente; que começa completamente como uma frente, como algo para se proteger de situações sociais que ele não está preparado para lidar. Mas o que inicialmente é um ardil – não mais real do que a maquiagem ou a fantasia de palhaço que ele usa – logo se tornará o seu “verdadeiro” eu.
Fleck ama crianças
O Coringa gosta de crianças. Ou, pelo menos, Arthur Fleck sim. Há uma breve cena no final do trailer de Fleck fazendo palhaçadas para crianças em um hospital e, claro, no início do trailer ele está fazendo caretas para divertir um garoto em um ônibus de Gotham City. Também o vemos tentando entreter o jovem Bruce Wayne (Dante Pereira-Olson) no primeiro trailer do “Coringa“, embora seja possível que ele tenha um motivo oculto, já que Thomas Wayne parece ser seu adversário de alguma forma.
Enquanto você normalmente pensa “Claro que ele gosta de crianças, ele é um palhaço”, esse não é um aspecto comum das histórias do Coringa. Geralmente, se o Coringa tem algo a ver com crianças, ele está matando-as, tentando matá-las ou ameaçando matá-las. Um Coringa que parece realmente gostar de entretê-los com métodos não-letais é intrigante – embora a maioria das interações que vimos o Coringa com crianças pareça estar antes de sua transformação no verdadeiro Coringa. Será interessante ver se seu amor pelas crianças sobrevive.
O confronto de Thomas Wayne traz muitas perguntas
No primeiro trailer do “Coringa“, só vemos Thomas Wayne na televisão. Desta vez, vemos Arthur Fleck e Wayne em pé frente a frente, e o confronto é aquecido o suficiente para que Wayne dê um soco em Fleck. Não vemos exatamente por que Wayne está com raiva. Quando Wayne pergunta: “Isso é uma piada para você?” nós não sabemos do que ele está falando. No entanto, é possível que o momento do confronto Wayne / Fleck no trailer possa conter uma pista.
Logo antes de vermos Wayne dar o soco, temos duas cenas que também estavam no primeiro trailer – Fleck esmagando a cabeça contra uma barreira de malha de metal enquanto agarrava um arquivo e depois corria por um corredor, parecendo estar sendo perseguido, ainda segurando o arquivo.
Que pasta de arquivo o Fleck rouba? Parece que ele está no Hospital Estadual Arkham. Se ele está em Arkham, parece que ele rouba um arquivo de algum paciente. Roubar seu próprio arquivo não seria muito útil. Mas e se o arquivo que ele rouba vier da seção “W“? W para Wayne? E se, quando Wayne atacar Fleck, é porque Fleck acabou de revelar que ele tem algumas informações confidenciais sobre um Wayne? Tipo … um deles está com uma grave doença mental?
Que membro da família Wayne poderia sofrer de uma doença mental grave? Talvez… alguém que cresça para se vestir como um morcego?
Finalmente temos um vislumbre de Marc Maron
Ouvimos muito sobre o comediante Marc Maron sendo escalado para o “Coringa“. As notícias levantaram algumas sobrancelhas, especialmente porque Maron foi sincero em relação à sua baixa opinião sobre filmes de super-heróis. O novo trailer nos dá nosso primeiro olhar para Maron como Ted Marco. Ele aparece no final com Murray e Fleck, enquanto o último pede para ser apresentado como “Coringa”.
Por um tempo, não ficou completamente claro exatamente qual seria o papel de Maron em “Coringa“, mas em meados de junho de 2019, ao promover o filme “Sword of Trust“, ele se abriu sobre Marco, dizendo: “Basicamente, interpreto o produtor de De Niro em uma cena rápida.” Ele acrescentou que seu papel não é muito grande, mas que a cena em si é crucial. Maron continuou dizendo que seu personagem “é um cara tentando administrar toda a situação” entre o Coringa e Murray.
Isso pode significar que o Coringa não perdoou Murray por humilhá-lo, como vimos anteriormente no trailer, e que Ted Marco está lá como um pacificador. Independentemente disso, considerando como Murray discorda do Coringa, não sugeriríamos nos apaixonar por ele.
O Coringa de Phoenix é um palhaço com uma máscara de palhaço, assim como outro Coringa
No final do trailer, vemos uma briga em um metrô entre a polícia e um monte de seguidores do Coringa. No meio disso, Joker – mesmo que ele já esteja cheio de maquiagem de palhaço – coloca uma das máscaras de palhaço de seus seguidores, provavelmente para se disfarçar.
Enquanto o diretor Todd Phillips ‘parece ser inflexível sobre a falta de inspiração em quadrinhos do Coringa – sem contar todos os personagens dos quadrinhos – isso parece uma homenagem a outro filme memorável dos quadrinhos. É muito difícil não pensar na abertura de “O Cavaleiro das Trevas“, de Christopher Nolan, com o lendário Coringa de Heath Ledger.
A primeira vez que o Coringa de Ledger está na tela, de costas para nós, enquanto sua mão segura a máscara de palhaço que ele está prestes a colocar como parte do assalto a banco. No final da cena de abertura, quando ele entrega sua frase “O que não mata você, faz de você… estranho“, aprendemos que, embora ele esteja usando uma máscara de palhaço, ele está usando maquiagem de palhaço o tempo todo.
Vimos pouca violência do Palhaço Príncipe do Crime
Uma das coisas mais interessantes sobre o trailer final de “Coringa” é o que não vemos. Mesmo sabendo que esperamos um filme sangrento e violento, não vimos quase nenhuma violência nos trailers. Pelo menos, nenhuma violência do próprio Coringa. Nós o vimos levar um soco e um chute de Thomas Wayne, de assaltantes e de idiotas no metrô. Vimos seus seguidores colidirem com a polícia. Mas ainda temos que ver o próprio Coringa atacar alguém.
A única exceção possível é uma cena no término do trailer final, quando Fleck parece estar pisando em algo em um beco, mas não está claro se ele está atacando uma pessoa ou apenas pisando em frustração.
E ainda assim, uma das imagens mais memoráveis do trailer parece claramente logo após o Coringa matar alguém. Nós o vemos no banheiro, se limpando. A certa altura, ele dança lentamente e vemos o que parece ser sangue manchado no queixo. Da mesma forma, quando ele fala com Murray e Marco, há uma marca vermelha em seu kit de maquiagem que parece que poderia ser facilmente sangue. E, apesar de tudo ser sugerido, quando se trata da violência de um personagem amplamente definido pela violência, não vimos quase nada.
“Coringa” estreou no Festival de Veneza no último sábado (31/08) sob oito minutos de aplausos e com críticas que destacam o rompimento da forma dos quadrinhos e destacam o trabalho de Joaquin Phoenix, com muitos falando em chances reais de indicação ao Oscar.
O filme chega nos cinemas aqui do Brasil no dia 3 de outubro.