Da Vinci é pop! A influência de Leonardo da Vinci na cultura pop
Em 1519, o mundo perdia Leonardo da Vinci, um de seus maiores gênios. Morto há quase 500 anos, o multitalentoso artista continua vivo até hoje através de seu legado. Além da reverência que temos por suas obras clássicas, sejam pinturas, projetos de engenharia ou desenhos anatômicos perfeitos, Leonardo permanece relevante por suas aparições na cultura pop. Confira!
A principal obra de Da Vinci é também a mais referenciada. Basta procurar por versões alternativas da Mona Lisa para descobrir que ela já foi reimaginada de todas as formas que você consiga pensar. Seja em Star Wars, Lego ou até mesmo por outro gênio das artes, Salvador Dalí, existe uma Mona Lisa no seu estilo preferido na internet.
Outra participação incomum de Leonardo foi na série de jogos Assassin’s Creed, que reconstrói períodos históricos misturando-os com ficção científica. No jogo, vemos um Da Vinci jovem e espontâneo ajudando o protagonista com suas máquinas de guerra impressionantes.
Falando em juventude, a série Da Vinci’s Demons recria a juventude de Leonardo, o transformando praticamente em uma versão renascentista de um super-herói de quadrinhos. Não por acaso, a produção é de David S. Goyers, mesmo roteirista de Homem de Aço e Batman: O Cavaleiro das Trevas.
Leonardo foi pano de fundo para o sucesso dos cinemas O Código Da Vinci, que acompanha um professor em busca de um dos maiores segredo da humanidade, escondidos em códigos na obra de Da Vinci.
E os próximos anos prometem ainda mais novidades para Leonardo da Vinci. Depois da biografia best-seller de Walter Isaacson, foi anunciado recentemente que o livro será inspiração para um filme sobre o gênio renascentista protagonizado por ninguém menos que Leonardo DiCaprio.
Fonte: Editora Intrínseca