“Como nossos pais” é um dos destaques da semana no Canal Brasil

“Como nossos pais” é um dos destaques da semana no Canal Brasil

A semana de 29 de julho a 4 de agosto está repleta de ótimas produções no Canal Brasil. Dentre os destaques está “Como nossos pais“, de Laís Bodansky, que foi premiado no Festival de Cinema de Gramado.

Clássicos como “Baile Perfumado“, que será exibido remasterizado, e “Assalto ao Trem Pagador” de 1962 também estão na programação. Confira os destaques de cada dia:

Baile Perfumado

Baile Perfumado (1997)(93’)

Horário:SEGUNDA, DIA 29, ÀS 16H20

Direção: Lírio Ferreira e Paulo Caldas
Classificação: 16 anos

Sinopse: O longa desvenda os trabalhos do único dono de imagens autorizadas do cangaceiro Lampião (Luís Carlos Vasconcelos), o fotógrafo e documentarista Benjamin Abrahão (Duda Mamberti). Homem de confiança de Padre Cícero (Jofre Soares), Benjamin vivia junto ao bando e registrava as ações do grupo, no intuito de produzir um filme sobre a vida do cangaceiro e seus comparsas. O material filmado é de 1936 e no filme, 60 anos depois, essas imagens possibilitam a revisitação do sertão nordestino.

Toda Nudez Será Castigada

Toda Nudez Será Castigada (1973) (102’)

Horário:TERÇA, DIA 30, À 0H15

Direção: Arnaldo Jabor
Classificação: 16 anos

[Nelson Rodrigues no Cinema]

Sinopse: Quando a esposa morre, Herculano (Paulo Porto) jura nunca mais se envolver com outra mulher. No entanto, seu irmão Patrício (Paulo Cesar Peréio), trata de jogá-lo nos braços da prostituta Geni (Darlene Glória). Seu filho, moralista e superprotegido pelas tias, vê com horror o envolvimento do pai. Herculano tenta se afastar de Geni, sem sucesso. Os personagens buscam fugir de seu destino, mas a perdição é o caminho natural de suas almas.

Saudade

Saudade (2018) (75’)

Horário:QUARTA, DIA 31, ÀS 20H

INÉDITO E EXCLUSIVO 
Direção: Paulo Caldas
Classificação: 12 anos

Sinopse: O longa-metragem apresenta um retrato poético-afetivo-investigativo com o intuito de abordar o sentido deste sentimento em nossas vidas. Para isso, Paulo Caldas – que também assina o roteiro da produção – estabelece uma relação com os inúmeros modos de fazer arte através do depoimento de nomes como Ruy Guerra, Arrigo Barnabé, Deborah Colker, José Celso Martinez Corrêa, Arnaldo Antunes, Milton Hatoum, Miguel Gonçalves Mendes, Adriana Falcão, Johnny Hooker e Karim Aïnouz. A narrativa foge da obviedade ao tratar o tema e foca nas experiências individuais para criar uma imersão na unicidade de cada relato e sua conexão com os países lusófonos. Se para Guimarães Rosa a saudade é ser, depois de ter, a película apresenta um cenário de maior complexidade para a mais portuguesa das palavras.

Febre do Rato

Febre do Rato (2012) (110’)

Horário:QUINTA, DIA 01, À 0H15

Direção: Claudio Assis
Classificação: 18 anos

Sinopse: Febre do Rato é o nome do pequeno jornal produzido artesanalmente por Zizo (Irandhir Santos), um poeta marginal morador de uma região pobre do Recife. Dedicado e com grande apreço pelo seu trabalho, ele publica seus escritos com orgulho e declama seus versos em mesas de bar e largos com grande louvor, chamando a atenção de quem está ao redor realizando verdadeiras performances em praça pública. As ideias do protagonista são tão anárquicas quanto seu modo de encarar a vida. Ele preza por uma grande liberdade na rotina e sexual, fugindo de rótulos e valorizando o livre arbítrio de todos. Seu cotidiano sem amarras começa a ruir, no entanto, quando ele conhece Eneida (Nanda Costa), por quem rapidamente se interessa apesar das constantes negativas da moça.

Assalto ao Trem Pagador

Assalto ao Trem Pagador (1962) (103’)

Horário:SEXTA, DIA 02, ÀS 11H15

Direção: Roberto Farias
Classificação: 14 anos

Sinopse: O bando de Tião Medonho (Eliezer Gomes) ataca e assalta o trem pagador da Central do Brasil, entre Japeri e Paes Leme, explodindo os trilhos com dinamite. Armados com revólveres e metralhadoras, os seis bandidos levam 27 milhões de cruzeiros e matam um homem. Após o crime, eles decidem gastar no máximo dez por cento do valor roubado para não despertar suspeitas da polícia. No entanto, Grilo Peru (Reginaldo Faria), um dos integrantes da quadrilha, contraria o que foi combinado e coloca a liberdade de todos em jogo.

Como Nossos Pais

Como Nossos Pais (2017) (106’)

Horário:DOMINGO, DIA 03, ÀS 20H30

Direção: Laís Bodansky
Classificação: 14 anos

[Premiados em Gramado]

Sinopse: O filme mostra os diversos embates da vida de Rosa (Maria Ribeiro), uma jornalista de 38 anos cheia de conflitos familiares. O casamento com Dado (Paulo Vilhena), um antropólogo imerso em projetos ligados a causas ambientais e indígenas, está prestes a ruir. O trabalho também não lhe traz qualquer prazer e ela amarga um emprego sem perspectivas e méritos enquanto sonha em escrever uma peça de teatro, sua grande paixão profissional. O relacionamento com os pais, divorciados, também é tumultuado; as brigas com a mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), são frequentes, com o pai, Homero (Jorge Mautner), ela tem mais afinidade. O estopim para a crise acontece no momento da descoberta da infidelidade da matriarca e da revelação que seu verdadeiro pai é Roberto Nathan (Herson Capri), um poderoso ministro do governo brasileiro.

As Duas Irenes

As Duas Irenes (2017) (90’)

Horário:DOMINGO, DIA 04, ÀS 20H30

Direção: Fabio Meira
Classificação: 14 anos

Sinopse: Os dilemas da adolescência como descoberta da sexualidade, mudanças no corpo, conflitos de geração, visões de futuro e brigas escolares são assuntos do primeiro longa-metragem do diretor Fabio Meira. O filme expõe conflitos recorrentes à idade e adiciona mais um drama à vida de uma adolescente comum do interior do país: a revelação de um segundo núcleo familiar por parte do pai. Atores experientes como Marco Ricca, Inês Peixoto e Teuda Bara contracenam com as iniciantes protagonistas Priscila Bittencourt e Isabela Torres.