Como é o elenco de “O Labirinto do Fauno” fora da produção de Guillermo del Toro?

Como é o elenco de “O Labirinto do Fauno” fora da produção de Guillermo del Toro?

Guillermo del Toro é um dos cineastas mais celebrados do nosso tempo, aclamado pela crítica e amado pelo público em todo o mundo. Sua ascensão ao sucesso do mainstream culminou com um Oscar de Melhor Filme para “A Forma da Água“, mas essa obra-prima foi apenas a mais recente em um corpo complexo e diversificado de trabalho. Ao longo de mais de 20 anos, Guillermo del Toro produziu filmes em inglês e espanhol, repletos de monstros, robôs, vampiros, demônios e fadas.

Apesar de seus esforços como diretor terem sido consistentemente bem recebidos, é inegável que um dos pontos de virada mais significativos na carreira de del Toro foi “O Labirinto do Fauno” de 2007. O terceiro (e até hoje último) filme de del Toro feito em espanhol, encontrou uma audiência maior nos Estados Unidos do que a maioria dos filmes em língua estrangeira, recebendo críticas entusiastas, bilheteria robusta e seis indicações ao Oscar (com três vitórias).

Labirinto do Fauno” une um drama sombrio no rescaldo da Guerra Civil Espanhola e um conto de fadas sombrio repleto de criaturas fantásticas. Del Toro e sua equipe foram tão bem sucedidos na elaboração do período e dos seres irreais que muitos dos atores são irreconhecíveis fora do filme. Para uma apreciação ainda maior do clássico de dobrar o gênero de Guillermo del Toro, dê uma olhada em como o elenco do “Labirinto do Fauno” se parece na vida real.

Doug Jones como o Fauno e o Homem Pálido

Doug Jones

Há possibilidades de você ter visto Doug Jones em mais papéis do que você provavelmente imagina. Ele construiu uma carreira impressionante em sua estrutura incrivelmente delicada, emprestando seus longos membros a um desfile de personagens expressivos. Ele trouxe vida ao Surfista Prateado da Marvel, o zumbi Billy Butcherson em “Abracadabra” da Disney e até mesmo o apresentador dos comercias do McDonald’s, Mac Tonight, na década de 80 nos Estados Unidos. Mas seu melhores trabalhos, sem dúvida, têm sido para Guillermo del Toro, um relacionamento que começou com o primeiro filme americano do diretor, “Mutação“, no qual Jones teve um pequeno papel como uma criatura. Ele passou a interpretar Abe Sapien em ambos os filmes de Hellboy, de del Toro, um casal de fantasmas em “A Colina Escarlate” e o monstro aquático central em “A Forma da Água“.

Doug Jones talvez nunca tenha trabalhado mais do que no “Labirinto do Fauno“, nos papéis duplos do enfadonho Fauno e no aterrorizante Homem Pálido. Não apenas Doug Jones suportou o tipo de sessões de maquiagem cansativas que os efeitos das criaturas tantas vezes implicam (cinco horas para cada dia como Fauno e seis para o Homem Pálido), ele também teve que realizar diálogos em espanhol, uma língua que não fala . Embora del Toro não estivesse preocupado – a voz do Fauno poderia ser dublada mais tarde, de qualquer maneira – Jones insistiu em aprender suas falas com precisão e ter seus movimentos de entrega e boca exatamente certos. Felizmente, ele teve todo esse tempo na cadeira de maquiagem para praticar.

Ivana Baquero como Ofelia

Ivana Baquero

Guillermo del Toro nunca duvidou que Doug Jones estaria à altura da tarefa de trazer as duas criaturas mais memoráveis ​​de “Labirinto do Fauno” para a vida. O diretor enfrentou um desafio de elenco muito maior, no entanto, em encontrar a jovem heroína de sua história. O papel principal de Ofelia chamava alguém que pudesse navegar não apenas nas sequências de fantasia orientadas por efeitos, mas também nas cenas de horror doméstico verdadeiramente surpreendente – uma tarefa assustadora para qualquer artista, quanto mais uma criança. Felizmente, ele encontrou Ivana Baquero.

Del Toro imaginou Ofelia originalmente com oito ou nove anos de idade, mas depois de uma exaustiva busca, ficou tão impressionado com o “comando da tela” de 11 anos de idade de Baquero que ele envelheceu um pouco a personagem para se adequar aos seus talentos.

Além de completar seus estudos em Barcelona em 2012, ela seguiu o “O Labirinto do Fauno” com uma série de outros filmes de terror e drama, incluindo sua primeira produção americana, “Possuída“, ao lado de Kevin Costner. Mais recentemente, ela interpretou Eretria na série da MTVAs Crônicas de Shannara“.

Agora crescida, Ivana Baquero tem boas lembranças de trabalhar com Guillermo del Toro, e ela ainda sente o poder emocional do “Labirinto do Fauno“. Junto com Doug Jones, ela apareceu em uma exibição especial do filme em 2017. “Eu realmente me lembro de tudo”, ela revelou, “e isso sempre me faz chorar”.

Sergi López como Capitão Vidal

Sergi López

O Homem Pálido pode ter causado mais pesadelos do que qualquer outro elemento do “Labirinto do Fauno“, mas seu papel é, na verdade, servir de metáfora para o vilão muito real do filme, o Capitão Vidal. Um membro fascista do movimento Falange de Francisco Franco, Vidal é o novo padrasto de Ofelia, obcecado com sua missão de caçar as forças rebeldes. Seus terríveis ideais políticos, juntamente com sua manipulação e abuso de Ofelia e sua mãe, fazem dele uma força muito reconhecível para o mal.

Para incorporar esse monstro humano, del Toro escolheu Sergi López, um ator conhecido na Espanha principalmente por comédias e melodramas. Mais tarde, o diretor lembrou que os produtores espanhóis do filme tentaram dissuadi-lo de escolher López para o papel muito sério de Vidal. “Você não sabe sobre essas coisas porque é mexicano”, disseram eles, “mas esse cara não será capaz de apresentar o espetáculo”. Del Toro simplesmente respondeu: “Bem, não é que eu não saiba, é que eu não me importo”.

Ariadna Gil como Carmen

Ariadna Gil

A mãe de Ofelia, Carmen, é outro elemento muito humano de “O Labirinto do Fauno“, uma mulher presa em uma situação desesperadora. Grávida do filho de Vidal, ela está sofrendo de uma grave e misteriosa doença que está lentamente matando-a. Embora Ofelia imediatamente desconfie de Vidal, sua mãe simplesmente explica que “ficou sozinha por muito tempo” e que o capitão foi muito bom para eles de maneiras que a criança não consegue entender. A principal motivação de Ofelia ao longo da história é salvar sua mãe e, finalmente, o bebê a quem ela morre dando à luz.

Para este papel trágico e crucial, del Toro escolheu Ariadna Gil. Uma atriz talentosa e versátil, Gil fez filmes em várias línguas, incluindo catalão, espanhol, francês e inglês. Ela teve papéis de liderança em dramas espanhóis contundentes como “Libertarias” e “Soldados de Salamina“. O público americano pode tê-la visto em “Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei“, estrelado por Viggo Mortensen, com quem ela está em um relacionamento desde 2009.

Maribel Verdú como Mercedes

Maribel Verdú

Um raio de esperança no sombrio mundo do “Labirinto do Fauno” é Mercedes, a governanta do Capitão Vidal que é, na verdade, uma espiã e combatente da liberdade com as forças rebeldes que se opõem a Vidal e ao regime fascista que ele representa. Mercedes faz tudo o que pode para ajudar Ofelia e sua mãe, desempenhando um papel fundamental na derrota de Vidal e levando a criança recém-nascida para a segurança. Em um dos momentos mais poderosos do filme, o capitão solicita que Mercedes conte ao filho sobre seu legado, até o momento de sua morte. Ela o interrompe, declarando: “Ele nem saberá seu nome”.

Del Toro escolheu Maribel Verdú para interpretar Mercedes, observando que “viu uma tristeza nela”. Verdú já apareceu em quase 100 filmes em espanhol, entre os mais notáveis ​​sendo uma estrela no drama mexicano “E Sua Mãe Também“, ao lado de Diego Luna e Gael Garcia Bernal. Este filmede 2001 foi um sucesso internacional, marcando uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Aconteceu de ser co-escrito e dirigido por Alfonso Cuarón, amigo de longa data de del Toro e produtor de “O Labirinto do Fauno“.

Álex Angulo como Dr. Ferreiro

Álex Angulo

Mercedes não é a única espiã rebelde trabalhando secretamente no emprego de Vidal. O Dr. Ferreiro é o médico que cuida de Carmen durante a gravidez e a doença. Ele também tem o péssimo dever de atender aos prisioneiros do capitão. Quando Vidal ordena que Ferreiro mantenha vivo um homem em cativeiro para que ele possa ser torturado em troca de informações, o bom médico humanamente sacrifica o rebelde. Um furioso Vidal mata Ferreiro por sua desobediência, aumentando a tensão e a preocupação do público pelos outros heróis.

Álex Angulo traz uma enorme dignidade e emoção ao seu breve tempo na tela como Dr. Ferreiro, e sua cena de morte é um dos momentos mais emocionantes do “O Labirinto do Fauno“. Não é de admirar – Angulo já atuou em mais de 60 filmes e foi indicado a três Goya Awards, a maior honra nacional da Espanha pela conquista do cinema. Infelizmente, ele morreu em um acidente de carro em 2014, aos 61 anos.

Roger Casamajor como Pedro

Roger Casamajor

Mercedes pode ser responsável por ajudar as forças rebeldes a se infiltrarem no complexo de Vidal (e por dar a seu rosto uma fatia desagradável em uma das cenas mais horríveis do filme), mas quem realmente puxa o gatilho e mata o capitão é seu irmão, Pedro. Como líder entre os revolucionários, Pedro serve como um contraponto jovem mais idealista para o renegado e pessimista Dr. Ferreiro. Ele oferece conforto e incentivo para Mercedes quando ela duvida de suas chances.

Pedro foi interpretado pelo arrojado e carismático Roger Casamajor. Como muitos de seus colegas de elenco do “O Labirinto do Fauno“, Casamajor apareceu em uma série de filmes em espanhol, séries e filmes de TV, mas ele fez um nome especial para si mesmo no palco no início de sua carreira. Ele percorreu a Catalunha interpretando em peças de destaque como “The Shawl“, de David Mamet, e “A Respectable Wedding“, de Bertold Brecht. Ele apareceu recentemente em “Todos Já Sabem“, um thriller psicológico estrelado por Javier Bardem e Penélope Cruz.

Federico Luppi como o rei do submundo

Federico Luppi

O Labirinto do Fauno chega a uma conclusão amarga, enquanto o Capitão Vidal assassina Ofelia pouco antes dos rebeldes, por sua vez, o executam. Mercedes conforta a menina que está morrendo com uma canção de ninar enquanto seu sangue escorre pelo labirinto de pedra onde ela conheceu o Fauno. Mas o Fauno cumpre sua promessa de devolvê-la à sua antiga vida como Princesa Moana do Submundo, e Ofelia passa os momentos finais de sua vida mortal sorrindo ao ver uma sala dourada do trono onde sua mãe e seu pai a cumprimentam calorosamente.

A mãe da princesa Moanna é, naturalmente, interpretada por Ariadna Gil como uma forma renascida de Carmen. Mas, como o pai de Ofelia morreu antes do início da história, del Toro precisava de alguém especial como o Rei do Submundo para a única cena final, e ele se voltou para um de seus colaboradores favoritos, Federico Luppi. Luppi apareceu em todos os três filmes espanhóis de del Toro, tendo desempenhado o papel principal do comerciante de antiguidades assombrado Jesús Gris em “Cronos” e do operador de orfanato Dr. Casares em “A Espinha do Diabo“.

Mas seu trabalho com del Toro representa apenas uma faceta da longa carreira de Luppi. Ao longo de seis décadas, ele apareceu em mais de 100 filmes e programas de televisão em espanhol e inglês. Ele faleceu em 2017, aos 83 anos de idade.

Pablo Adán como o narrador e a voz do fauno

Pablo Adán

Doug Jones pode ter trabalhado duro para aprender todo o seu diálogo como o Fauno em espanhol, mas del Toro mais tarde dublaria sua voz com um ator fluente no idioma. Digite Pablo Adán, um talentoso prolífico que passou grande parte de sua carreira dublando, em espanhol, nos filmes de ação e animação, filmes e videogames de todo o mundo. De acordo com seu perfil Behind the Voice Actors, Adán emprestou seus talentos a mais de 50 personagens de desenhos animados, da Disney à Fox e da Marvel à DC.

A voz de Adán abre e fecha o “O Labirinto do Fauno” enquanto ele narra a história da princesa que sonhava com o mundo dos vivos. Juntamente com o desempenho físico e facial meticuloso de Jones, ele empresta ao Fauno um ar de mistério desconcertante, simultaneamente acolhedor e alerta. No final, o personagem é uma representação perfeita do Labirinto do Fauno e muito do trabalho de del Toro – lindas fantasias que nos conduzem através da escuridão, abrindo nossos olhos para as coisas que fazem a vida valer a pena, mesmo em um mundo perigoso.

Texto Original em: https://www.looper.com/142288/what-the-cast-of-pans-labyrinth-looks-like-in-real-life/