“Ciganos da Ciambra” | Dica de Filme

“Ciganos da Ciambra” | Dica de Filme

A convite da Pandora Filmes tivemos acesso a cabine de imprensa do filme “Ciganos da Ciambra“, com direção de Jonas Carpignano e participação na produção do brasileiro Rodrigo Teixeira, além do mestre Martin Scorsese.

Ciambra é uma comunidade formada em grande parte por imigrantes, um subúrbio sucumbido de criminalidade e delinquência, localizada em Calábria na Itália. Eis onde se ambienta todo o enredo.

Pio (Pio Amato) é um jovem de 14 anos que vive cercado por um ambiente hostil, onde a “natureza” dos que o rodeia, influencia indiretamente a um amadurecimento prematuro.

Resultado de imagem para A Ciambra

A história narra sua rotina numa família avultada e um tanto atípica, onde a questão de trabalhos ilícitos, para de alguma forma ocasionar o sustento da casa, não são julgadas condenáveis. Em grande parte do tempo o abuso de linguagem pesada e o consumo de cigarro, até mesmo por menores, torna a atmosfera mostrada bem inquietante.

Ao longo dos primeiros atos do filme, vemos Pio em várias situações, em que o garoto tenta a todo custo tomar partido e se posicionar prudentemente, diante das dificuldades. Porém, em contrapartida, há cenas em que sua inexperiência pondera e entra em conflito com parte da sua pouca inocência (o que ainda resta), e que se mostra presente cada vez menos.

Com o passar do filme vemos o nitidamente o lugar dos imigrantes na “falsa hierarquia” da região, a hostilização dos romanos (Ciganos), discriminada pelos chamados Italianos e o prejulgamento junto a rejeição aos refugiados africanos.

Resultado de imagem para A Ciambra

O Longa aborda questões interessantes sobre a junção cultural de diferentes países, da influência familiar, do ponto de partida a transgressões, crimes e diversos outros assuntos necessários a se debater.

Em uma fotografia urbana poluída, diferente da convencional, “Ciganos da Ciambra” causa diferentes sensações de pesar, falta de comodidade até a conturbação positiva ao que é apresentado.

Com estreia marcada para o próximo dia 03 de maio, este é um filme denso que vale, e muito, a pena assistir.