Censura! Filme sobre a vida de Chico Buarque é retirado de Festival do Uruguai a pedido do Itamaraty
De acordo com informações obtidas pelo colunista do jornal O Globo, Ancelmo Gois, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), também conhecido como Itamaraty , proibiu o filme “Chico – Artista Brasileiro” de participar do Festival Cine de Brasil 2019 Uruguai.
O diretor do filme, Miguel Faria Junior, foi comunicado da censura com a seguinte mensagem enviada pela JBM Producciones do Uruguai e divulgada na íntegra pelo colunista do jornal O Globo:
“Querido Miguel, Quiero informar cómo van las cosas camino al estreno, finalmente, de CHICO en Uruguay. Junto a nuestra asociada ENEC quien además de distribuidores son exhibidores, habíamos planificado estrenar el filme en el Festival de Cine de Brasil 2019 que se lleva a cabo en octubre y entre otros es auspiciado por la Embajada de Brasil en Montevideo. Esta mañana recibo un sorpresivo mensaje del exhibidor diciéndome que los llamaron de la embajada para “pedirles” que NO se exhiba el filme de CHICO en ese festival. Si bien es lógico debido a la situación política de Brasil, en Uruguay es muy grave que se censure la exhibición de una película siendo que en este caso JMB Filmes de Uruguay es el distribuidor y este acto afecta nuestros intereses. Adjunto mas abajo copia del mensaje oficial de ENEC (dueños socios de la sala ALFA/BETA) comunicándomelo y un archivo adjunto de audio de la llamada de una señora, suponemos desde Brasil, que avisa a la sala de la desición de la embajda de Brasil en Uruguay.”
De acordo com o colunista Ancelmo Gois, a proibição foi consentida pelos organizadores pelo fato do Itamaraty ser uma das patrocinadoras do Festival que irá ter início no mês de outubro.
Em entrevista ao portal da Revista Fórum, o diretor Miguel Faria Junior afirmou que se sentiu chocado, mas não surpreso diante da proibição e afirmou que ainda não sabe qual será o próximo procedimento que fará. “O filme estava programado para ser lançado comercialmente nas salas do Uruguai em outubro. Como estratégia de divulgação, foi colocado na mostra Cine de Brasil 2019. O dono do cinema recebeu um telefonema, em nome do ministro das Relações Exteriores, pedindo para tirar o filme da mostra. E o dono do cinema tirou“, disse.
O diretor também recordou o caso recente do filme “Marighella”, de Wagner Moura, que teve a sua estreia cancelada por conta de trâmites exigidos pela Ancine. (Leia aqui: “Marighella”, filme dirigido por Wagner Moura, tem estreia cancelada no Brasil)
“No caso do ‘Marighella’ eles estão usando uma questão de dinheiro, parece que tinha uma parcela pra acabar o filme. Então eles vão fazendo assim”, afirmou.
O documentário conta a trajetória, incluindo memórias, shows, processo criativo, métodos de trabalho e até vida cotidiana de Chico Buarque. A produção foi lançado direto em DVD aqui no Brasil em 2016 e, neste ano de 2019, começa a ser lançado em países da América Latina.