“Capitã Marvel” | Todos os fatos que você precisa saber antes de ver o filme
Há muitas razões para ficarmos empolgado com o fato de muitos filmes da Marvel serem lançados em 2019. A outra metade de “Guerra Infinita“, Ultimato, sem dúvida será um sucesso enquanto todos vão aos cinemas para ver como a saga de Thanos chega a sua conclusão. Isso será seguido pela segunda parte da franquia “Homem-Aranha” estrelada por Tom Holland, que também nos levará oficialmente à Fase 4 do plano mestre da UCM.
Mas antes desses filmes chegarem aos cinemas, há mais um blockbuster da Marvel prestes a conquistar as bilheterias, apresentando a primeira franquia liderada por mulheres da Marvel e, ao mesmo tempo, ajudando a preparar o palco para “Guerra Infinita: Ultimato“. Estamos falando, é claro, sobre a “Capitã Marvel“.
O filme vai ser uma mudança interessante e poderosa de muitos dos filmes solos do UCM que vimos no passado. Veja alguns dos fatos básicos que você vai querer ter em mente antes de se acomodar com sua pipoca e ir aos cinemas assistir “Capitã Marvel“
Carol Danvers
“Capitã Marvel” será focado no personagem de Carol Danvers (Brie Larson) e em como ela assume o manto de Capitã Marvel e se transforma de uma humana em uma super-heroína híbrida alienígena. No entanto, como qualquer fã obstinado por histórias em quadrinhos lhe dirá, a srta. Danvers não é a primeiro heroína a levar o título de Capitã Marvel. De fato, historicamente falando, Danvers é apenas a Capitã Marvel há menos de uma década; antes disso, ela passou muitos anos como Miss Marvel.
Mas mesmo a personagem da Marvel não era a primeira vez que Danvers enfeitava os livros da editora. Ela foi introduzida em 1968, na “Marvel Super-Heroes #13“. Nesse ponto, ela era uma piloto aposentada da Força Aérea que serviu como um papel de apoio para o personagem Mar-Vell, que havia sido criado um ano antes e ocupava então o papel de Capitão Marvel. Cortando décadas de histórias complicadas, o UCM parece ter decidido simplificar a história de origem de Danvers – como fizeram mais de uma vez para as versões dos cinemas de seus personagens clássicos no passado.
Como uma nota lateral interessante, o título de Capitão Marvel não foi sequer cunhado pelos quadrinhos da Marvel, em primeiro lugar. O apelido foi originalmente sonhado por C.C. Beck da Fawcett Comics, com o personagem que ele criou eventualmente sendo comprado pela DC Comics. Essa herói é mais comumente conhecido hoje como Shazam.
O Kree
Uma das forças centrais de Capitã Marvel é um grupo que entrou no universo da Marvel em 1967, no “Quarteto Fantástico nº 65“. Estamos falando dos Kree, uma raça de alienígenas que geralmente tomam a forma de pele azul e púrpura. seres de olhos azuis com características humanas típicas. Tecnologicamente avançados, eles operam um império galáctico que teve seu quinhão de desentendimentos com favoritos da Marvel como o Nova Corps e os Nove Reinos de Asgard. Eles não são necessariamente maus, mas tendem a ter um pouco de reputação negativa, já que podem ser militaristas e infames por suas disputas constantes ao redor da galáxia.
Enquanto a Capitã Marvel envolverá os Kree em vários níveis – de acordo com os quadrinhos, até a própria Danvers é um híbrido humano/Kree devido a um acidente que alterou seu DNA – o filme não será sua primeira incursão no UCM. O Devastador Yondu Udonta, por exemplo, revelou que foi vendido para os Kree em sua juventude. Ronan, o Acusador, também era um desonesto general Kree que ignorou o tratado entre seu povo e o Nova Corps e atacou Xandar com a ajuda de Thanos. Os alienígenas de pele azul também fizeram várias aparições na série “Agentes S.H.I.E.L.D. da Marvel“. Enquanto eles estiveram à beira dos eventos até agora, a Capitã Marvel finalmente vai dar a eles uma chance de entrar nos holofotes.
Os skrulls
Enquanto os Kree têm um pouco de história mista; seus inimigos de longa data, a raça extraterrestre conhecida como Skrulls, são muito menos complicados, pelo menos no que diz respeito aos humanos. Suas aparições nos quadrinhos geralmente se correlacionam com as invasões da Terra ou com suas discussões mais distantes com os Kree. Os Skrulls apareceram pela primeira vez nos quadrinhos do “Quarteto Fantástico #2” em 1962, tornando-os um pouco mais bem estabelecidos do que Danvers ou o Kree. Os Skrulls foram ambos rumores e antecipados em todo o UCM por anos, e sua chegada está finalmente ocorrendo com a Capitã Marvel, onde eles vão levar em conta a história oposta ao Kree e à raça humana.
A coisa mais importante que você vai querer lembrar sobre os Skrulls é que eles são metamorfos, capazes de assumir qualquer aparência que precisem para se infiltrar e destruir impérios, organizações e até quadros de super-heróis, causando dissensão do interior para fora. Isso, é claro, significa que eles já poderiam estar envolvidos em mais de um filme de UCM, se infiltrando em altas posições e simplesmente esperando o momento perfeito para atacar.
Binária
Outro elemento da história em quadrinhos da Capitã Marvel de Carol Danvers é sua capacidade de assumir sua forma binária, que apareceu pela primeira vez em “X-Men #164“. A capacidade de Danvers de se transformar em uma binária super-potente surgiu quando outra raça alienígena, conhecida como a Brood, raptou e experimentou nela, aumentando ainda mais seu DNA já significativamente alterado. Como binária, Danvers poderia se transformar em um estado de manipulação de energia que lhe permitisse levantar mais de 100 toneladas e voar a quase a velocidade da luz. Ele também ficou com a pele vermelha e lhe deu o cabelo flamejante, o que é muito legal.
Tudo isso aconteceu pouco depois de Danvers ter tido suas lembranças roubadas por um trapaceiro mutante e depois restauradas pelo professor Charles Xavier, embora sem nenhum apego emocional. Sem uma vida de conexões humanas e equipada com a nova evolução em seu poder, Danvers deixou a Terra para trás para outras aventuras no espaço.
Todas estas batidas de enredo poderiam tocar em partes do UCM, como parece nos trailers e spoilers que Danvers sofrerá de perda de memória e aparecerá em toda a sua glória binária. Ela também precisará de uma desculpa para estar em outro lugar quando os eventos de Guerra Infinita acontecerem, o que poderia ser facilmente respondido por um auto-exílio nos confins da galáxia.
Starforce
No terceiro trailer de “Capitã Marvel“, temos um rápido vislumbre de Carol uniformizada e liderando um grupo de alienígenas, todos vestidos com o mesmo uniforme, andando em câmera lenta através de um cenário de outro mundo. Não dura muito tempo, mas a visão é provavelmente o nosso primeiro olhar para Starforce, uma equipe de guerreiros que lutam pelo Kree. O grupo foi introduzido nos quadrinhos em “Avengers #346” em 1992.
Enquanto a equipe original de quadrinhos tem alguns membros diferentes, a programação para a Capitã Marvel parece ser composta por Minn-Erva, Korath, o Perseguidor, Capitão Atlas, Bron-Char e o personagem de Jude Law, que deve ser Mar-Vell ou Yon-Ragg (ou possivelmente até os dois juntos). Nós já conhecemos um dos membros da Starforce – Korath, que apareceu em um dos locais de Ronan em “Os Guardiões da Galáxia“. Curiosamente, Ronan também foi um dos membros originais da Starforce nos quadrinhos, o que levanta a questão: ele fará parte da equipe também, ou já estará se preparando para sua cruzada louca para destruir Xandar?
Viagem no tempo?
Alerta de spoiler! Em entrevista ao Entertainment Tonight, Samuel L. Jackson, que irá reprisar seu papel como Nick Fury em “Capitã Marvel“, foi perguntado se ele achava que Danvers era digna de ser a primeira personagem feminina UCM a ter seu próprio filme. Sua resposta foi, em essência, um colapso de todos os seus incríveis poderes.
Foi uma resposta inteligente, ao mesmo tempo iluminadora e desinibida – isto é, até a última frase, quando Jackson percebeu que ela é “uma das poucas pessoas no universo Marvel que pode viajar no tempo, então …” OPA! Ela pode o que?
A viagem no tempo tem sido fortemente descrita como uma das principais maneiras pelas quais os eventos de “Guerra Infinita” podem ser desfeitos, mas o contexto geralmente sugere que o Homem Formiga usaria o Reino Quântico ou o Doutor Estranho estaria usando a Jóia do Tempo. Desnecessário será dizer que o vazamento do spoiler causou um efeito imediato de rumores e teorias. A questão que permanece é como, exatamente, as misteriosas habilidades de viajar no tempo de Danvers serão retratadas no filme.
A configuração
Falando de tempo, outro fator importante com a Capitã Marvel vai ser o timing. A maioria dos filmes da Marvel acontecem no ano em que eles são feitos, embora haja exceções ocasionais, como “Capitão América: O Primeiro Vingador“. “Capitã Marvel “será outra dessas exceções, embora neste caso, o salto de tempo não seja tão longe. O filme será ambientado nos anos 90, onde eles poderão se divertir enquanto desenvolvem o personagem de Danvers e colocá-la em algum lugar em uma galáxia muito distante, antes dos eventos de “Homem de Ferro” inaugurarem a era dos super-heróis do UCM.
Mas por que os anos 90? Bem, em certo sentido, isso simplesmente dá à primeira mulher do UCM a liderar seu próprio caminho para se estabelecer. Mas também permite que ela esteja presente em uma época em que já conhecemos personagens como Peggy Carter, Nick Fury e Phil Coulson, todos participantes da S.H.I.E.L.D. durante o seu auge. Howard Stark também poderia estar presente antes de ser assassinado – o que, de acordo com algumas teorias, também poderia ser um evento que poderia amarrar o filme em um quadro maior.
O jejum e a fúria
Falando de Nick Fury, o ex-diretor da S.H.I.E.L.D. vai claramente desempenhar um papel importante na evolução de Carol Danvers para a Capitã Marvel. Isso não deve surpreender, já que Fury vem fazendo isso há anos com muitos dos outros Vingadores.
Fury provavelmente não será o homem nos bastidores, orquestrando tudo das sombras. Quando o terceiro trailer se inicia, ouvimos Danvers falar com ele como “Agente Fury“, o que significa que ele ainda está subindo na hierarquia. É provável, portanto, que o filme duplique não apenas como uma história de origem para Carol Danvers, mas, em uma capacidade secundária, uma para Nick Fury também. De sua ascensão através das fileiras da S.H.I.E.L.D..
Ah, e ele também é mostrado no trailer com os dois olhos, então há uma boa chance de vermos algo sobre a origem do tapa-olho.
Amarrando-a no Ultimato
“Vingadores: Guerra Infinita” foi um passeio de emoção sem parar, com os Vingadores e os Guardiões da Galáxia correndo por todo o cosmos tentando evitar a conspiração louca de Thanos para acabar com metade da vida no universo. Uma das partes mais excitantes do filme não foi realmente durante o filme em si – ele veio na cena de créditos finais quando Nick Fury e Maria Hill são vitimas do estalar de dedos do Thanos.
Uma vez que Fury percebeu o que estava acontecendo, seu primeiro passo foi correr para a parte de trás de seu veículo, sacar um pequeno dispositivo estranho e apertar um botão. Este pequeno e inteligente Easter egg deixou a todos atônitos na plateia imaginando como aquele pequeno pager poderia impedir a devastação de Thanos. É claro que a resposta para essa questão quase certamente será encontrada em “Capitã Marvel“, já que o filme será lançado um mês e meio antes de “Vingadores: Ultimato” e com certeza conectará vários pontos antes que a conclusão épica da Fase 3 do UCM chegue ao final em abril nos cinemas.
Temas intergalácticos são normais agora
O UCM está crescendo a cada tempo. O lado das histórias em quadrinhos tem sido um multiverso intergaláctico há décadas, mas até recentemente, o UCM geralmente permanecia na mesma linha do tempo e universo na maior parte do tempo.
Começou a crescer de pequenas formas através da franquia “Thor“, que levou o público da Marvel ao espaço com o seu início em Asgard. Mas o UCM empurrou os limites muito além disso neste momento. Nós vimos viagens espaciais com os “Guardiões da Galáxia“, viagens no tempo graças ao Doutor Estranho, invasões alienígenas em Vingadores, e até o Reino Quântico, onde todos os conceitos de tempo e espaço se tornam irrelevantes. Guerra Infinita, em muitos aspectos, trouxe tudo junto, mas o UCM está longe de terminar, com a Capitã Marvel pronta para levar os temas galácticos a um nível totalmente novo. Apertem os cintos, verdadeiros crentes. Estamos a caminho de uma carona.
Chewie / Goose
Finalmente, há o Goose. Se você está seguindo os trailers, provavelmente notou um gato chamado Goose, que Fury é visto elogiando. Acontece que, no entanto, o gatinho não é apenas jogado em uma cena para um pouco de alívio cômico com o futuro chefe de S.H.I.E.L.D.. Também é o animal de Carol Danvers … e é um alienígena.
Goose é um Flerken, uma espécie de alienígena que normalmente se parece com gatos terrestres, com algumas exceções notáveis. Por exemplo, eles têm uma enorme quantidade de tentáculos que saem de suas bocas e põem ovos a uma taxa furiosa de mais de cem por vez. Eles também possuem intelecto de nível humano – então sim, não o seu típico gato doméstico. Nos quadrinhos, o animal de estimação de Danvers foi batizado de Chewie, mas aparentemente o nome foi mudado para os cinemas. Isso porque, Chewie é batizado em homenagem a Chewbacca, o companheiro de Han Solo em “Star Wars“… já Goose é uma referência ao personagem do ator Anthony Edwards em “Top Gun: Ases Indomáveis” de 1986.
Texto original em: https://www.looper.com/143999/captain-marvel-facts-you-need/