Canal Brasil apresenta uma seleção de filmes que abordam a temática do futebol
Para entrar no clima da torcida pelo sexto título da seleção na Copa do Mundo, o Canal Brasil preparou uma programação especial com ficções e documentários que abordam a temática do futebol. Na semana anterior ao início da competição, na faixa das 19h30, vão ao ar: Pelé – O Nascimento de uma Lenda (dia 04); Mundialito (dia 05); Maracanã – O Filme (dia 06); O Futebol (dia 07); Pelé – um Rei Desconhecido (dia 07); 1958 – O Ano em Que o Mundo Descobriu o Brasil (dia 08).
MOSTRA CINEMA NAS 4 LINHAS
Início: Segunda -feira, dia 04/06, às 19h30
Horário: De 04 a 08 de junho, às 19h30
Pelé – O Nascimento de uma Lenda (2017)
Horário: Segunda, dia 04/06, às 19h30
Direção: Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist
Sinopse: O filme dos cineastas americanos Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist foca suas lentes nos primeiros anos da vida do maior jogador de futebol de todos os tempos, passando pelas dificuldades da infância pobre, os testes para o time do Santos e a conquista da Copa do Mundo de 1958 pela seleção canarinho.
Mundialito (2010)
Horário: Terça, dia 05/06, às 19h30
Classificação: Livre
Direção: Sebástian Bednarik
Sinopse: O documentarista Sebástian Bednarik investiga as relações entre poder e esporte na concepção da Copa de Ouro, realizada no Uruguai. A competição – transcorrida durante o período de ditadura e utilizada para fortalecer a imagem dos militares junto à população – reuniu os grandes campeões do mundo até então, numa celebração que acabou superando quaisquer conotações políticas a ela atribuídas.
Maracanã – O Filme (2014)
Horário: Quarta, dia 06/06, às 19h30
Classificação: Livre
Direção: Andrés Varela e Sebastián Bednarik
Sinopse: Após três anos de pesquisa, os uruguaios Andrés Varela e Sebastián Bednarik lançaram um filme com imagens inéditas remasterizadas e depoimentos dos protagonistas de uma das maiores glórias da Celeste Olímpica: o triunfo sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de 1950, realizada no país dos adversários. A produção é baseada no livro Maracanã, A História Secreta, do escritor Atilio Garrido.
O Futebol (2016)
Horário: Quinta, dia 07/06, às 19h30
Classificação: 10 anos
Direção: Sérgio Oksman
Sinopse: O mais recente filme de Sérgio Oksman pouco tem relação com o velho e violento esporte bretão, como sugere seu título. O futebol interpreta papel meramente coadjuvante e faz apenas as vezes de pano de fundo para a produção, destaque da edição de 2016 do Festival É Tudo Verdade, onde conquistou o prêmio de melhor documentário brasileiro. A coprodução do Canal Brasil é um ensaio sobre o reencontro de pai e filho depois de décadas separados e a dificuldade de reatar laços desatados pelo tempo e pela negligência, retratados com a mesma melancolia da atmosfera que pairou sobre o país após a mais vergonhosa eliminação da seleção canarinho em uma Copa do Mundo.
Pelé – um Rei Desconhecido (2017)
Horário: Quinta, dia 07/06, às 20h40
Classificação: Livre
Direção: Ernesto Rodrigues
Sinopse: Coproduzido pelo Canal Brasil em parceria com a Bizum, o documentário de Ernesto Rodrigues traz imagens raras de acervos estrangeiros, preservadas ao longo dos anos, com registros valiosos do craque em ação dentro e fora de campo, filmados no Brasil, na Europa, nas Américas e até na Oceania.
1958 – O Ano em Que o Mundo Descobriu o Brasil (2008)
Horário: Sexta, dia 08/06, às 19h30
Classificação: Livre
Direção: José Carlos Asbeg
Sinopse: Jornalista, roteirista e diretor de cinema, José Carlos Asbeg apresenta uma visão profunda sobre a Copa do Mundo de 1958, a primeira conquistada pela Seleção Brasileira. Asbeg revive aquele período e vai além de simplesmente mostrar a trajetória vitoriosa da equipe brasileira: apresenta depoimentos dos jogadores que tiveram a dolorosa – e malsucedida – tarefa de superar Pelé, Didi, Garrincha, Vavá e os demais craques que se tornariam lendas do futebol mundial. Longe das habituais narrativas ufanistas – que retornaram com força após os apelos do ex-técnico Dunga na apresentação dos convocados para buscar mais um título mundial –, Asbeg não censura as opiniões dos ex-adversários da seleção. Mesmo quando elas buscam desconstruir a mitologia existente em torno do primeiro campeonato mundial brasileiro.