“Breve Miragem de Sol”, de Eryk Rocha, faz sua estreia mundial no BFI Festival de Cinema de Londres
“Breve Miragem de Sol”, oitavo longa-metragem do diretor Eryk Rocha (“Transeunte“, “Cinema Novo“, “Campo de Jogo“), terá sua pré-estreia mundial na quinta, 3 de outubro, no BFI Festival de Cinema De Londres.
Rodado no Rio de Janeiro, o filme é uma coprodução entre Brasil, França e Argentina, e terá mais uma exibição no festival britânico, no sábado, 5 de outubro.
O filme conta a história de Paulo (Fabricio Boliveira), que começa a dirigir um taxi após ficar desempregado. Enquanto enfrenta este recomeço e luta para dar sustento a seu filho Mateus (Cadu N. Jay), conhece a enfermeira Karina (Barbara Colen).
“ ‘Breve Miragem de Sol’ nasce do desejo de falar de um trabalhador brasileiro que vive e transita numa cidade e em um país em convulsão. É um filme sobre a solidão, a sobrevivência e a busca pela reinvenção.“, explica o diretor Eryk Rocha, que também assina o roteiro junto com Fabio Andrade e Julia Ariani.
Para o protagonista Fabricio Boliveira, “o filme é um cruzamento delicado entre as profundezas da vida e da arte. Podemos elucubrar, reexistir e sonhar através do olhar atento de um homem suburbano, num país em caos”, diz.
Já o curador do Festival de Londres, Geoff Andrew, acredita que “o histórico de Rocha com documentários garante um entrelaçamento muito eficaz de ficção e filmagem nas ruas, enquanto o trabalho de câmera e a edição dão um caráter alucinado à existência noturna de Paulo, dirigindo seu taxi. Um retrato persuasivo de uma cidade vibrante e volátil, que provoca uma variedade de experiências e humores, e de um mundo às vezes estranhamente desconhecido, tropeçando em direção a um futuro incerto.”
O longa é uma produção Aruac Filmes, Tu Vas Coir e Varsovia Filmes, em coprodução com a Globo Filmes, VideoFilmes e Canal Brasil.