“Black Mirror: Bandersnatch” | Netflix revela que o final mais emocionante foi o menos acessado
Contém spoilers de “Black Mirror: Bandersnatch“
Embora possa ter parecido que “Black Mirror: Bandersnatch” os arrebatou e os levou por um caminho estilhaçado com atalhos sinistros e infinitas oportunidades de mudar de rumo num dado momento, os espectadores experimentaram apenas cinco “principais” conclusões no filme de eventos imersivo, “escolha-sua-própria-aventura” – com variantes criando finais adicionais “menores”. Agora que os assinantes do site de streaming (e aqueles que se aproveitam das contas de seus pais e parceiros) tiveram tempo suficiente para experimentar o Bandersnatch em sua totalidade, a Netflix revelou o final mais difícil de alcançar.
O streamer compartilhou com o The Hollywood Reporter alguns dados de levantar as sobrancelhas em Bandersnatch, entre os quais o insight de que o “final mais comovente” do filme foi o menos visto pelos telespectadores. De acordo com a Netflix, o final em que o desenvolvedor de jogos Stefan Butler (Fionn Whitehead) volta no tempo e embarca no mesmo trem em que sua mãe morreu quando ele era apenas uma criança foi o final menos experimentado em Bandersnatch.
Aparentemente, depois de ir ao lugar do famoso designer de jogos Colin Ritman (Will Poulter) e ouvi-lo falar sobre o universo, a vastidão do espaço e o verdadeiro significado do tempo, Stefan viaja de volta à sua infância, escolhendo ativamente pegar o trem que ele sabe que acabará por descarrilar e matar sua mãe. Stefan entende que ele vai morrer, mas ele quer fazer isso ao lado de sua mãe. Bandersnatch então se agarra ao dia presente e vê um adulto Stefan sentado morto na cadeira de sua terapeuta.
É uma conclusão incrivelmente impactante, com certeza, e uma que, como observa o The Hollywood Reporter, oferece a Stefan um senso de controle sobre sua vida em um filme que lhe tira muita da sua autonomia. Outros finais dos recursos de Bandersnatch envolvem Stefan ser preso depois de assassinar seu pai, ou embarcar em uma viagem ácida angustiante com Colin, o que prova ser fatal para um dos dois jovens (dependendo das escolhas que o telespectador faz, é claro). Ao apresentar um final em que Stefan pode definir sua mente em um plano específico e realizar cada etapa sabendo as conseqüências, Bandersnatch dá-lhe um pouco de autoridade.
No entanto, ainda não se sabe se o final de “Stefan-no-trem” foi apenas uma alucinação induzida por drogas ou se ele genuinamente viajou de volta no tempo – e a equipe criativa de Black Mirror: Bandersnatch deixou as coisas ambíguas de propósito. A produtora executiva Annabel Jones explicou: “Há uma verdade em seu desejo de voltar e se reunir com sua mãe. Como Stefan é tão consumido pela culpa sobre sua influência ou o que ele percebe ser sua mão na morte prematura de sua mãe, ele é obcecado por narrativas que se ramificam porque ele gostaria de poder voltar e mudar as coisas “. Ela acrescentou: “Espero que essas coisas não pareçam arbitrárias. Com sorte, parece que elas são verdadeiras para Stefan e mantém toda a experiência em um clima cinematográfico, porque há um personagem e ele é sempre verdadeiro.”
O criador e escritor de Black Mirror, Charlie Brooker, que também escreveu Bandersnatch, detalhou que “as milhões de permutações criadas pelo roteiro interativo” fazem com que os espectadores provavelmente não experimentem “todos os finais, e certamente nem todos os caminhos da história. ” É uma pena que a maioria das pessoas que assistem a Bandersnatch não consiga ver essa conclusão, mas não é como se não pudéssemos entender por que esse é o caso”.
O que pode despertar o interesse dos fãs de Bandersnatch ainda mais do que aprender que o final do trem foi o mais difícil de testemunhar é o fato de que há cenas secretas dentro do filme que eles podem nunca ver, não importa o quão ardentemente tentem.
“Há cenas que algumas pessoas nunca verão e nós tivemos que ter certeza de que estávamos bem com isso. Nós realmente filmamos uma cena que não podemos acessar”, revelou o diretor David Slade, acrescentando que não há um maneira correta de experimentar Bandersnatch. “Isso termina quando você terminar. Não há uma maneira específica. Vou lhe contar apenas as minhas cenas favoritas. Charlie vai lhe contar a maneira mais lógica de passar por isso. Não será o melhor. Ou o caminho . Não tem jeito.”
Fora dos dados relacionados ao final, a Netflix também divulgou algumas estatísticas divertidas sobre Bandersnatch e a popularidade de cada opção entre os espectadores. A maioria dos observadores (73%) tinha Stefan escolhido para aceitar o emprego na Tuckersoft; mais da metade (60%) fez com que ele comesse Frosties em vez de Sugar Puffs no café da manhã; e menos espectadores britânicos do que espectadores internacionais (52,9% a 55,9%) optaram por jogar uma xícara de chá no computador, o que significa que o público do Reino Unido sabia o valor de uma boa xícara de chá.
Os dados que a Netflix não divulgou, por outro lado, foram a divisão entre “matar papai” e “cortar corpo”, notados como as opções que mais direta e intensamente desafiam os espectadores “de forma moral.
“Nós somos a Netflix, sabemos que uma porcentagem das pessoas está seguindo um caminho ou outro”, declarou a diretora de inovação de produtos da Netflix, Carla Engelbrecht. “Na maioria das vezes nós achamos que as escolhas geralmente vão cair nessa faixa de 40 a 60, mas há momentos em que ter uma grande divisão pode realmente ser uma ótima coisa para o título. E assim em Bandersnatch, há um momento que Eu prevejo que provavelmente será mais como uma divisão de 90 a 10. Onde a grande maioria das pessoas quando encontrarem essa escolha não vão querer tomar a decisão e eu prometo, você saberá o momento”. Esse momento é, como mencionamos anteriormente, a escolha de matar o pai de Stefan ou não.
No geral, a diversão de Bandersnatch não é apenas os elementos interativos, mas também os resultados que estimulam e a experiência que se tem de “tocar” o filme que muitas vezes parece um jogo. Como disse Jones, “não podemos ditar que ordem as coisas vão seguir, assim como você não pode ditar como o espectador responderá a cada cena e o que elas vão tirar dela. Desde que cada experiência lhe dê algo diferente e seja divertido, esperamos que você fique e explore outras experiências – seja o colapso mental de um jovem, a compreensão da realidade ou o caminho da realidade paralela ”.
Texto original em : https://www.looper.com/143282/the-hardest-ending-to-get-in-black-mirror-bandersnatch