“Bixa Travesty” | Crítica

“Bixa Travesty” | Crítica

A impecável sincronização do corpo de Linn da Quebrada é política, desprovida de limites e pudores, suas ideias são 100% afinadas. Quando ela diz: “Sou a nova Eva, filha das travas, obra das trevas“, isso é o suficiente para entendermos como opera seu cotidiano. Sua realidade é tão intensa que até seu câncer perdeu força de expressão, tornando o hospital em um cenário para sua arte.

A criação da rádio foi uma ideia incrível para se evitar o clichê de depoimentos, deixando sua narrativa coesa e linear. Linn é válida, pertinente, inteligente e não cansa, além de orquestrar bem para todas as camadas sociais, seja de forma educativa, empoderadora ou reflexiva.

(Imagem: Divulgação)

Seus 75 minutos de filme em “Bixa Travesty” foram bem dosados com reflexões bem humanizadas, enaltecendo uma pura delicadeza de caráter e feminismo; sentimentos ali são construídos organicamente com sua mãe e amigos; e claro um mix composto de seu repertório musical.

Bixa Travesty” expressa uma visão mais ancorada na telonas, que busca tratar a câmera como algo invisível naquele cenário. Essa postura é totalmente eficaz nos momentos mais íntimos, como quando a protagonista toma banho com sua mãe, ou quando compartilha um momento romântico com seu par, isso faz com que essas cenas sejam genuínas.

(Imagem: Divulgação)

Linn é arma revolucionária, transgressora, desbocada, performática. Esta é a Linn da Quebrada, personagem principal de um documentário essencialmente político.

Pelo medo de não pertencer, eu inventei um lugar para mim mesma. Para que eu pertencesse, pelo menos, a mim. Um lugar que me coubesse. Mas também é temporário, não quer dizer que vou caber aqui para sempre”. É assim que Linn da Quebrada explica ao espectador o significado de “Bixa Travesty“.

Sua obra é humanamente roteirizada e não fictícia. O documentário é militante e ainda nos presenteia com diversos prazeres, por exemplo, a saga pela busca da luva de Ney Matogrosso.

Bixa Travesty” nos deu orgulho e preencheu todas as lacunas de aexpectativa de fãs da cantora, cinéfilos e colegas dos premiados diretores Kiko Goifman e Claudia Priscilla.

Confira os cinemas em que o documentário está em cartaz:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Bixa Travesty estreia hoje nos cinemas! ➡️ Arrasta para o lado, confira a programação na sua cidade e ocupe o cinema 🔥 📍 São Paulo: Espaço Itáu de Cinema Augusta – R. Augusta, 1475, Espaço Itáu de Cinema Frei Caneca – Shopping Frei Caneca, R. Frei Caneca, 569 e Cine Olido – Galeria Olido Av. São João, 473 📍 Rio de Janeiro: Espaço Itáu de Cinema Botafogo – Praia de Botafogo, 316 e Ponto Cine Guadalupe – Estr. do Camboatá, 2300 📍 Salvador: Espaço Itáu de Cinema Glauber Rocha – Praça Castro Alves, s/n 📍 Brasília: Espaço Itáu de Cinema Brasília – SGCV Sul Shopping Casa Park Lote 22 📍 Curitiba: Espaço Itáu de Cinema Curitiba – R. Comendador Araújo, 731 📍 João Pessoa: Cine Banguê – Espaço Cultural José Lins do Rego – R. Abdias Gomes de Almeida, 800 e Cinépolis Manaíra Shopping – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 805 📍 Manaus: Cinépolis Millenium – Av. Djalma Batista, 1661 *Ingressos acessíveis nos espaços Espaço Itaú de Cinema e Cinépolis. #bixatravesty #bixatravestyofilme #cinemanacional #cinema #lgbt #linndaquebrada #jupdobairro #saopaulo #riodejaneiro #brasilia #salvador #manaus #joaopessoa #curitiba

Uma publicação compartilhada por Bixa Travesty (@bixatravestyofilme) em