“Bingo – O rei das Manhãs” fica de fora de disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
“Bingo – O rei das Manhãs” ficou de fora da disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estranheiro. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta quinta-feira (14) os nove filmes que avançam para a próxima fase da votação e o longa brasileiro não está entre eles. “Bingo” foi anunciado como concorrente para uma vaga ao prêmio em setembro.
O longa é um filme inspirado na vida de Arlindo Barreto, ex-intérprete do palhaço Bozo e estreou nos cinemas em 24 de agosto. Vladimir Brichta é o responsável por dar vida ao protagonista.
A indicação para o prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira é feita em duas etapas. Ao todo, 92 filmes foram indicados para a primeira fase.
A lista final de concorrentes ao Oscar serão anunciados em 23 de janeiro de 2018. Já a premiação acontece no dia 4 de março, em Hollywood.
Confira os nomes dos nove filmes que seguem na disputa para uma vaga de indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro:
- “A Fantastic Woman”, de Sebastián Lelio, do Chile
- “In the Fade”, de Fatih Akin, da Alemanha
- “On body and soul”, de Ildikó Enyedi, da Hungria
- “Foxtrot”, de Samuel Maoz, de Israel
- “The insult”, de Ziad Doueiri, do Líbano
- “Loveless”, de Andrey Zvyagintsev, da Rússia
- “Felicité”, de Alain Gomis, do Senegal
- “The Wound”, de John Trengove, da África do Sul
- “The Square”, de Ruben Óstlund, da Suécia
O primeiro e único Oscar de melhor filme estrangeiro que o Brasil venceu foi em 1963 com o filme “O Pagador de Promessas”.
Na década 90, três filmes brasileiros disputaram a estatueta: “O Quatrilho” (em 1996), “O Que É Isso, Companheiro?” (em 1998) e “Central do Brasil” (em 1999), este último rendeu ainda uma indicação a melhor atriz para Fernanda Montenegro. Em 2004, “Cidade de Deus” recebeu 4 indicações, mas não venceu em nenhuma, após isso nenhum outro filme de longa metragem conseguiu emplacar uma indicação ao Oscar.
A premiação do Oscar acontece no dia 4 de março, em Hollywood.
Fonte: Portal G1