Bafta indica apenas atores brancos para a sua premiação e culpa a indústria cinematográfica

Bafta indica apenas atores brancos para a sua premiação e culpa a indústria cinematográfica

Uma das mais tradicionais premiações do cinema, o BAFTA vêm sendo acusado de racista pelo fato de apenas indicar artistas brancos para a edição deste ano.

A premiação até mesmo ignorou a atriz Cynthia Erivo, que é britânica, e fez um elogiado trabalho em “Harriet“, que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro.

Além disso, outros nomes elogiados como o de Jennifer Lopez em “As Golpistas“, Lupita Nyongo por “Nós” e Eddie Murphy por “Meu Nome É Dolemite” também foram ignorados pela Academia Britânica, responsável pela premiação do BAFTA.

Enquanto isso, Margot Robbie recebeu duas indicações na mesma categoria: Ela concorre a Melhor Atriz Coadjuvante por “O Escândalo” e “Era Uma Vez em… Hollywood“; e Scarlett Johansson também foi indicada duas vezes: como Melhor Atriz Coadjuvante por “JoJo Rabbit” e Melhor Atriz para “História de uma Casamento“.

Assim como ocorreu no Globo de Ouro, nenhuma mulher também foi indicada na categoria Melhor Direção, mesmo diante de inúmeros elogios do trabalho de Greta Gerwig por “Adoráveis Mulheres” e Lulu Wang, que dirigiu “A Despedida“.

Gostaríamos que houvesse mais diversidade nas indicações, mas isso continua sendo um problema em toda a indústria“, disse a diretora de premiação do Bafta, Emma Baehr, em entrevista à revista Variety.

A premiação do Bafta 2020, que é considerado o “Oscar britânico“, será realizada no dia 2 de fevereiro e serve como um termômetro para o Oscar 2020 que acontece no dia 9 de fevereiro.