“Arrow”: Confirmado que a 8ª temporada será a última

“Arrow”: Confirmado que a 8ª temporada será a última

Adios, Ollie. Poucos meses depois de receber uma renovação de uma oitava temporada da CW, a venerável série de quadrinhos da DC, Arrow, terá o seu fim nesta temporada.

Arrow provou ser uma série fundamental para o canal norte-americano CW durante esta década. Estreando em 2012, a série rapidamente desenvolveu uma forte base de fãs entre os fãs de DC que não tinham visto nenhum de seus heróis representados na tela pequena de forma tão animada – apesar do grande sucesso de Smallville – por muitos anos.

A estrela Stephen Amell trouxe uma presença de aço ao papel de Oliver Queen, um ex-playboy bilionário que retorna de uma longa década em uma ilha deserta para sua casa, Starling City, assumindo a identidade do herói fantasiado inicialmente conhecido como “O capuz.”

Resultado de imagem para arrow
(Divulgação: CW)

As duas primeiras temporadas atraíram espectadores suficientes para a CW mergulhar em outra propriedade da DC, e em 2014, a rede estreou The Flash, estrelado por Grant Gustin – que apareceu em três episódios da segunda temporada de Arrow – como o titular velocista. O tom ligeiramente mais irreverente e a teatralidade superpoderosa da série despertaram um grande interesse entre os telespectadores, e o Arrowverse começou a se desenvolver a sério.

Os cruzamentos entre as duas séries logo se seguiram, com o evento Flash vs. Arrow liderando o caminho. O evento de dois episódios (um episódio da terceira temporada de Arrow, e um episódio do primeiro do Flash) foi um sucesso, e apesar de seu título, os dois heróis acabaram como aliados, unindo forças contra o Capitão Boomerang durante sua conclusão. 

A dupla se uniu novamente durante as seguintes temporadas de suas respectivas séries com o apropriadamente intitulado Heroes Join Forces, e com o universo compartilhado das duas séries continuando a se desenvolver de forma promissora, mais heróis foram logo trazidos para a disputa.

Resultado de imagem para Flash vs. Arrow
(Divulgação: CW)

No início de 2016 ocorreu a estreia de Legends of Tomorrow; Supergirl estreou no mesmo ano, com Melissa Benoist no papel principal. A CW não perdeu tempo em colocar sua nova série na caixa de areia do Arrowverse, com pelo menos um crossover maciço ocorrendo em cada uma das próximas quatro temporadas: World’s Finest in 2016, Invasion! no final daquele ano, Crisis on Earth-X em 2017 e Elseworlds no ano passado.

A conclusão desse evento significou um problema em potencial para Oliver, já que estava fortemente implícito que o herói tinha feito algum tipo de barganha para salvar as vidas de Flash e Supergirl. Nós vamos, sem dúvida, descobrir a natureza desta barganha em algum momento durante a última temporada de Arrow, mas é uma aposta segura – dada a natureza de Oliver – que um sacrifício heroico de um tipo ou outro provavelmente estava envolvido. A série restante irá cruzar novamente com o evento Crisis on Infinite Earths, que irá ao ar neste outono lá nos Estados Unidos.

Em um comunicado, os produtores Greg Berlanti, Marc Guggenheim e Beth Schwartz deram um tom de consolo aos fãs do programa, enquanto prometiam grandes coisas ainda no horizonte para a série sobrevivente em seu universo compartilhado (que agora pode estar precisando de um diferente nome). “Essa foi uma decisão difícil, mas como todas as decisões difíceis que tomamos nos últimos sete anos, foi com os melhores interesses da Arrow em mente“, disse o trio. “Estamos animados com o fato de que Arrow deu origem a um universo inteiro de séries que continuarão por muitos anos. Estamos empolgados em elaborar uma conclusão que honre a série, seus personagens e seu legado e que sejam gratos a todos os escritores, produtores, atores e – mais importante – a incrível equipe que nos sustentou e a série por mais de sete anos “.

Resultado de imagem para Elseworlds
(Foto: Divulgação/Warner Channel)

Flash, Supergirl e Legends of Tomorrow não mostram sinais de desaceleração, como em breve haverá uma nova garota no bloco: Batwoman,  liderada por Ruby Rose que a CW ordenou a iniciar um piloto no ano passado após a personagem estrear em Elseworlds. Embora ainda não tenha recebido oficialmente um cartão verde, o retrato de Rose foi calorosamente recebido, e a CW certamente reconhece que a abertura do Arrowverse (Flashverse? Não temos certeza de como chamá-lo agora) para um pouco mais de diversidade faz bons negócios sentido. (Kate Kane, a alter-ego da vigilante mascarada, é abertamente gay.) Também se falou em desenvolver uma série em torno do próprio Homem de Aço; Tyler Hoechlin que fez sua estreia como Superman no primeiro episódio da segunda temporada de Supergirl, e o personagem figurou proeminentemente na história de Elseworlds.

A oitava temporada de Arrow consistirá de dez episódios escassos, que devem começar a ser exibidos no outono lá nos Estados Unidos. No Brasil ela é transmitida pelo canal pago Warner.