Análise de jogo: Testamos a demo do PES 2020
A Konami disponibilizou ontem (30/07) a demo do seu novo game de futebol, o PES 2020. São 13 equipes disponíveis na demo: Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco. Completam a lista Juventus, Manchester United, Bayern de Munique, Barcelona, Arsenal, Boca Juniors, River Plate e Colo Colo. O jogo será lançado para Xbox One, PS4 e PC em 27 de setembro. Testamos o jogo e damos nossas primeiras impressões nesse game que aposta numa melhora gritante na jogabilidade e no visual. Confira:
Jogabilidade
Não é absurdo dizer que esse é o melhor em jogabilidade dos últimos 10 anos. Há maior fluidez, mais realidade de movimentos e menos movimento robótico dos jogadores, comum nos últimos PES.
Gráficos
O jogo está cada vez mais perfeito, tanto na ambientação, faces (dos jogadores internacionais óbvio) e nos estádios. É como se você estivesse realmente dentro de um estádio real, como torcedor e ao mesmo tempo podendo controlar as ações do seu time de coração.
Câmera
Existe uma nova opção chamada transmissão de TV. Ela é bem interessante, pois dá uma visão mais ampla do campo, que permite ao jogador enxergar melhor o posicionamento dos atletas e a estratégia do time.
Goleiros
Pelo menos na demo os goleiros estão bem melhores do que nos anos anteriores. Nas partidas que fizemos tiveram defesas impossíveis e para fazer gol você vai ter que ralar muito. Nada daqueles jogos com milhares de gols. Obs: as defesas estão até um pouco mentirosas, tamanho os milagres que os goleiros conseguem fazer.
Passes
Mais precisos, rápidos e sem aquela chatice da barrinha enchendo, enchendo e enchendo até você perder a bola. Agora é apertar o botão e a resposta é imediata. Sem contar que a transicão dos passes está mais intuitiva. Isso não quer dizer que estão simples, tudo depende do posicionamento do passador e de quem receberá o passe, não é só apertar “X” ou “A” não.
Faltas
Uma irritação contínua de quebrar o controle em menos de 5 minutos. É impressionante como sai ano e entra ano e isso não muda no PES. É encostar no adversário que o juiz apita. Seja dentro ou fora da área. Jogamos uns 5 amistosos e teve até gol anulado porque o árbrito marcou uma falta inexistente numa trombada. Haja paciência. É melhor ficar longe do adversário no novo PES, afinal, respirou perto dele é falta!!!!
Load
Esse é outro ponto irritante. Os loads entre os replays, tiros de meta, escanteios e o reinício de jogo ainda são bem lentos. E pode ter certeza que seu dedo não vai sair do “start” para pular logo essas “quebras de ritmo” da partida.
Times brasileiros
Ter todos os times brasileiros no game não quer dizer que não tem jogador genérico, pelo menos quando se fala das faces dos atletas. Na demo, por exemplo, o São Paulo está quase todo com jogadores com rostos completamente genéricos, assim como alguns atletas do Corinthians e Palmeiras. Esperamos que isso mude na versão final do jogo, mas é improvável.
Vale a pena testar?
PES 2020 parece ser o ponto de reviravolta da franquia. Um jogo bonito e com uma jogabilidade que parece ser a melhor dos últimos 10 anos. Só por esse quesito já vale muito a pena baixar a demo. Para nós ficou aquele gostinho de quero mais, agora é aguardar o lançamento.
https://youtu.be/fK3_uf8FLHc