“Abominável” | Crítica
Com um enredo simples pautado na jornada do herói, “Abominável” encanta com cenas de humor infantil e com uma linda mensagem sobre família, amizade e preservação ambiental. A animação conta a história trajetória de da adolescente Yi (voz de Chloe Bennet na versão original) que acidentalmente encontra um yeti no telhado de seu prédio e promete ajudá-lo a voltar para casa.
O que não falta no filme são cenas de ação e reviravolta. Aliás, o início do filme já é marcado por cenas cheias de energia que explicam um pouco sobre como o yeti Everest, nome dado pela protagonista Yi, foi parar em uma grande cidade da China.
O filme faz uma boa amarração entre cenas de fantasia pura e outras com mensagens bem atuais sobre preservação da natureza, as complexas relações familiares da atualidade e a ambição humana que é personificada nos vilões Burnish e Dr Zara.
Mais do que uma animação com personagem engraçadinho, os mais atentos poderão perceber que Abominável tematiza questões super contemporâneas como: o uso indiscriminado do celular/redes sociais por crianças e jovens, bullying, a falta de diálogo entre pais e filhos e a importância de se ter bons amigos.
E as mensagem dessa animação Dreamworks com a distribuição aqui no Brasil pela Universal Pictures não pararam por aí! O estúdio voltou a colocar o protagonismo em uma personagem feminina, a Yi, que, embora tenha atitudes bem características de adolescentes, tem a coragem e a bondade de uma heroína que supera as dores pessoais em nome de um bem maior: levar seu amigo yeti de volta para casa! Uma bela história de crescimento pessoal, perdão e superação.
Everest está longe de ser o ‘Abominável Homem das Neves’, versão assustadora. O personagem é muito fofo, simpático e cativa os espectadores que saem da sessão querendo o levar para casa! Seu incrível poder de controlar a natureza é responsável por momentos visualmente bonitos, emocionantes e que marcam as reviravoltas no enredo.
O roteiro de Dave Polsky e a direção de Jill Culton podem estar entre os eleitos para as premiações de Animação do Ano. Fique atento para os easter eggs e as homenagens aos longas “King Kong”, “E.T: O Extraterrestre”, “Nem que a vaca tussa”, “Procurando Nemo”, “Avatar”, “Tá chovendo hambúrguer”, dentre outros.