“A gente era invencível, imortal, invisível”, relembra Evandro Mesquita em trailer inédito de “Blitz — O filme”
No final dos anos 1970, a juventude queria liberdade, paz e amor. No Rio de Janeiro, uma turma de amigos resolveu falar para essa galera de forma autêntica e divertida. De igual para igual. Surgia assim a Blitz.
Evandro Mesquita, vocalista e um dos fundadores da banda, recorda a inspiração para a criação do grupo e das composições em trecho do trailer inédito de “Blitz – O filme”, documentário produzido pela Viralata Produções com exclusividade para o Curta! que estreia este ano.
“Não tinha muitas pessoas falando para a nossa galera. A gente falava da política da praia mesmo. De transar legal. A gente era invencível, imortal, invisível“, conta Evandro.
Ricardo Barreto, também músico fundador da Blitz, faz coro com Evandro sobre o período de surgimento da banda:
“Parece que, naquela época, estava chegando (ao Brasil) o movimento que começou lá em Woodstock, das pessoas querendo ser livres e se divertir.“
Para Fernanda Abreu, a alegria e a busca por liberdade, especialmente por liberdade de expressão, forjaram um novo e autêntico movimento cultural.
“A gente já vislumbrava uma juventude fazendo um movimento cultural, diferente, autêntico e novo“, analisa Fernanda.
Dirigido por Paulo Fontenelle, “Blitz – O filme” conta com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, FSA, da Ancine. O longa-metragem narra a história do surgimento do grupo, os encontros e desencontros de seus integrantes e alguns dos momentos mais emblemáticos dos mais de 30 anos de estrada. Além de apresentar a trajetória da banda, “Blitz – O filme” também relembra o rico cenário musical brasileiro da década de 1980.