“A Caminho de Casa” | Crítica
“A Caminho de Casa” é um clássico “sessão da tarde”, mas que abusa do CGI para criar muitas cenas.
Filmes de animais vêm dominando as salas de #cinema nos últimos anos. Fazer rir e principalmente chorar é o grande objetivo dessas produções. “A Caminho de Casa” segue exatamente essa risca.
O filme não se importa em seguir um roteiro clichê, mesmo que assim tenha que se afastar da inovação. É o tipo de filme que segue aquela famosa ordem, quando se tem animais no meio, que é a de fazer o público chorar, chorar e depois chorar mais um pouquinho. Aliás, o longa é até um pouco insistente em criar esse sentimento no público, quando tenta impor algumas cenas em que se torna quase impossível segurar as lágrimas.
Com paisagens bonitas, o filme até possui uma bela fotografia, mas os efeitos visuais deixam a desejar na recriação de animais e de cenas em que a cachorrinha Bella precisa contracenar com uma puma. Por trás do roteiro de sumiço da dog, vemos um grande debate sobre o preconceito pela raça de Bella. Por ter uma mãe Pitbull ela é vista como perigosa pelas autoridades, apesar de ser dócil e amorosa com as pessoas em geral.
É feita uma generalização da raça, por parte dessas pessoas que não conhecem Bella. Um fato que vemos aos montes na sociedade, quando pessoas declaram um “cachorro mau” e violento pela raça e não por sua criação.
Pelo menos no filme eles conseguem reverter essa visão errada de que a culpa é do cachorro em ser violento e retrucam que o problema está no julgamento das pessoas, que declaram um cão malvado mesmo sem sequer terem algum tipo de convivência com ele. Um detalhe que incomodou um pouco é que Bella tem uma voz no filme que narra seus pensamentos.
O estranho é que apenas a cachorra tem “voz“. Os outros animais em que ela contracena apenas fazem seu som característico como “auau“, “miau” e o rugir da puma. Talvez tenha sido para destacar Bella como a personagem central do filme, mas que ficou estranho ficou.
“A Caminho de Casa” respeita sua premissa de emoção para um filme de cachorro e se você tem animais sentirá ao menos uma lágrima escorrer ao longo do filme.