“A Batalha das Correntes” | Crítica

“A Batalha das Correntes” | Crítica

A Batalha das Correntes” não é um filme biográfico sobre Thomas Edison, mesmo assim, o inventor interpretado por Benedict Cumberbatch é o protagonista da obra, cujo enredo é baseado na disputa pela corrente elétrica que será  usada para iluminar Chicago.

Chegando aos cinemas só agora em 2019, o longa foi exibido pela primeira vez no Festival Internacional de Toronto em 2017. Na época, o filme não foi muito bem recebido pela crítica, o que resultou em várias alterações, entre elas dez minutos a menos no contesto da obra. Tal experiência, prejudicou visualmente o longa devido a cortes bruscos e sem sentido que  prejudicam a concentração de quem está assistindo.

(Imagem: Divulgação / Diamond Films)

Com um elenco de peso que consegue sustentar a narrativa, Benedict Cumberbatch encarna mais uma vez um protagonista único. Quem também dá as caras é Tom Holland, o Homem-Aranha do universo da Marvel.

Mesmo assumindo um sotaque inglês, o que mais causa estranheza é ver Tom Holland com bigode, porém, nem o bigode conseguiu esconder o Peter Parker que existe dentro do ator.

(Imagem: Divulgação / Diamond Films)

A truculência de Thomas Edison se atém ao seus inimigos, o empresário George Westinghouse (Michael Shannon) e ao inventor Nikola Tesla (Nicholas Hoult). Nesse ângulo da narrativa o roteiro é menos corrido e ainda sobra espaço para um deslumbre visual da recém nascida energia elétrica que invade a cidade.

Graças a experiencia cinematográfica do diretor Alfonso Gomez-Rejon, a rivalidade entre o inventor e o empresário fica ainda mais voraz. Ele consegue aumentar a tensão das cenas através de sutilezas como a fumaça de um cigarro ou o tic-tac do relógio ou até mesmo o barulho do trem. Pena que esses dois lados da história acabam não se encaixando.

(Imagem: Divulgação / Diamond Films)

O círculo familiar, a condição de saúde da esposa e o crescimento dos filhos é muito apressado e confuso. “A Batalha das Correntes” se fortalece mais por ser um filme de época bem produzido do que por retratar grandes inventores e suas descobertas.

O filme, distribuído pela Diamond Films, chega nesta quinta-feira (19/12) nos cinemas.