43 anos de “Taxi Driver” e o reconhecimento do roteirista Paul Schrader
O Oscar 2019 trouxe a primeira indicação ao roteirista Paul Schrader pela sua obra “No Coração da Escuridão“, porém há décadas ele merece o reconhecimento da Academia, mais especificamente pelo seu roteiro que agora comemora 43 anos de lançamento: “Taxi Driver“!
Dirigido pelo mestre Martin Scorsese, o filme traz Robert De Niro como um veterano de guerra mentalmente instável que dirige seu taxi por Nova York e despreza a decadência humana em cada esquina, planejando atos de violência como forma de trazer um equilíbrio para o mundo.
Desde 1976, essa obra vem levantando debates acerca das imperfeições do mundo, da consciência de que tentamos sempre encontrar nosso lugar e os pecados naturais do ser humano com as dicotomias entre a paz e a brutalidade, o destino e o livre-arbítrio, a quietude e o caos.
Vale a pena revisitar esse clássico do cinema nesses tempos conturbados que vivemos.
Já “No Coração da Escuridão” (“First Reformed“), ao qual o roteirista Paul Schrader foi indicado ao Oscar traz Ethan Hawke no papel de um religioso de uma pequena congregação no norte do estado de Nova York que tenta lidar com o crescente desespero causado por uma tragédia, além de preocupações mundanas e um passado atormentado.
“No Coração da Escuridão” (“First Reformed“) deve chegar neste mês de fevereiro nos serviços de streaming do Brasil.