25 anos de “Friends” | Segredos e curiosidades da série que conquistou o mundo
Criada em 1994, por David Crane e Marta Kauffman, e finalizada em 2004 após 10 temporadas, até hoje a comédia “Friends” ainda é uma das séries de TV mais aclamadas do mundo.
Com um enredo simples, basicamente contando a história dos 6 amigos: Jennifer Aniston (Rachel Karen Green), Courteney Cox (Monica E. Geller), Lisa Kudrow (Phoebe Buffay), Matt LeBlanc (Joey Francis Tribbiani Jr.), Matthew Perry (Chandler Muriel Bing) e David Schwimmer (Dr. Ross Eustace Geller), a comédia conquistou e ainda conquista corações ao redor do mundo.
Foram 236 episódios ao total que renderam inúmeras indicações ao Globo de Ouro e ao Emmy, considerado o Oscar da TV, além de ter saído vitoriosa no Globo de Ouro em 2003 com Jennifer Aniston como Melhor Atriz de série de Comédia/Musical.
E para celebrar os 25 anos da série, separamos diversos segredos, curiosidades e easter eggs que você provavelmente não sabia.
Ah, tem spoilers!
Nomes e sobrenomes…
Como você viu aí em cima no texto, cada personagem tem um nome e um sobrenome… até mesmo um nome do meio. A única que não conhecemos o nome do meio é a de Phoebe Buffay, interpretada por Lisa Kudrow. O motivo foi explicado na série quando a irmã gêmea de Phoebe, Ursula, admite que vendeu a certidão de nascimento da irmã para uma fugitiva sueca.
Lisa Kudrow em “Louco por Você”
“Louco por Você” (“Mad About You“) foi uma série que permaneceu no ar entre os anos de 1992 e 1999 com Paul Reiser e Helen Hunt no centro da comédia romântica. E antes de entrar em “Friends”, no elenco estava Lisa Kudrow interpretando a garçonete Phoebe Buffay, mesmo nome e ‘profissão’ da irmã gêmea que faria em “Friends” anos mais tarde, porém com a diferença de ser egoísta e bem maléfica.
Joey e o cinto
O galã estereotipado sempre em busca de um papel e nada inteligente Joey deve possuir algum problema em usar cintos. Muitos fãs notaram que o personagem vivido pelo ator Matt LeBlanc jamais aparece de cinto quando está usando calças jeans nos episódios. As únicas exceções foram no episódio piloto e em um segundo episódio no qual ele tenta impressionar a Charlie (Aisha Tyler) e acaba exagerando ao usar dois cintos de uma vez.
Os vários apês de Joey
Joey (Matt LeBlanc) mudou de apartamento quatro vezes durante a série. Ao se tornar o astro principal da novela “Days of Our Lives“, ele mudou-se para um apartamento de luxo e com móveis de gosto peculiares, deixando Chandler (Matthew Perry) sozinho, o que o fez dividir o apartamento com um maluco. Depois, acabou mudando-se de volta a seu antigo apartamento. Certa vez mudou para o que é normalmente o apartamento de Mônica (Courteney Cox) e mais uma vez voltou para o apartamento dele mesmo.
A origem do Friendzone
A expressão popular “friendzone“, que seria uma espécie de “área de amizade“, teve início com “Friends“. No episódio “The One With the Blackout“, Joey (Matt LeBlanc) avisa o Ross (David Schwimmer) que ele está caindo na temida “friendzone” da Rachel, o que iria acarretar que ele nunca seria visto por ela como um par romântico em potencial.
O pós-“Friends”
Após o término de “Friends“, os atores – óbvio – seguiram com suas carreiras, mas sempre ficaram muito marcados pelos seus personagens, o que não foi uma maldição… bom, pelo menos, não para alguns.
O personagem do Joey (Matt LeBlanc) ganhou uma série própria que, por aqui no Brasil ganhou o título de “Vida de Artista“, mas que originalmente é apenas “Joey“. A série acompanhava Joey se mudando para Los Angeles para tentar a carreira de ator e durou apenas duas temporadas.
Recentemente, ele ganhou outra série em que é o protagonista em “O Chefe da Casa” da rede CBS e que foi renovada para uma quarta temporada. A série é transmitida no Brasil pela Warner Channel.
Courteney Cox tentou ir para o drama em “Dirt” do canal FX, porém a série não foi bem e ela voltou para o humor ao estrelar a série “Cougar Town” que teve seis temporadas. Nos cinemas, teve destaque na franquia “Pânico” ao interpretar a repórter Gale Weathers. Participou também do filme “Minha Mãe e Eu” (“Mothers and Daughters“), ao lado de Selma Blair, Christina Ricci, Susan Sarandon e Sharon Stone em 2016. Recentemente, ela está em “Shameless“, série que conta com William H. Macy e Emmy Rossum no elenco.
Matthew Perry, que também é roteirista e produtor, bem que continuou na ativa esses anos todos, mas sem o mesmo sucesso de “Friends“. O ator protagonizou as séries “Studio 60 On The Sunset Strip“, “Mr. Sunshine” e “Go On“, todas as séries tiveram apenas uma temporada.
Ele também já fez participação em “The Good Wife“e em “The Good Fight“, ao qual foi bastante elogiado. Seu último trabalho foi na minissérie “The Kennedys After Camelot” em 2017.
Pouco depois de estrelar “Friends“, Lisa Kudrow protagonizou uma série de comédia da HBO que foi bastante elogiada chamada “The Comeback“, porém acabou sendo cancelada por baixa audiência. Fez participações me outras séries como a “Grace And Frankie“, da Netflix e, recentemente, está para ser vista em três novas séries que devem ser lançadas no ano que vem.
Nos cinemas, fez as comédias “A Mentira” com Emma Stone e participação nas duas sequências de “Vizinhos” com Seth Rogen e Zac Efron.
David Schwimmer fez algumas participações em filmes como “John Carter: Entre Dois Mundos” e em séries como “Terapia Virtual” e “Will & Grace“, além de dublar a girafa Melman na franquia de sucesso “Madagascar“. Ganhou protagonismo na primeira temporada de “American Crime Story“, interpretando o advogado criminal Robert Kardashian.
Ele será visto ainda neste ano no filme “A Lavanderia“, ao lado de Alex Pettyfer, Meryl Streep e Gary Oldman. Na tv, David Schwimmer interpretará um agente da NSA sedento por poder transferido para o Reino Unido na nova série “Intelligence“, que ainda não tem data para ser lançada.
Jennifer Aniston talvez seja a que mais teve, o que podemos chamar de sorte, do elenco principal de “Friends” após a série terminar. Fez sua carreira, na maior parte, em filmes de comédias românticas; porém, também atuou em filmes dramáticos, recebendo uma indicação ao Globo de Ouro por “Cake: Uma Razão para Viver“. Além de nos fazer rir e chorar em “Marley & Eu“, ao lado de Owen Wilson.
Atualmente, há uma expectativa enorme para “The Morning Show“, nova série da Apple TV+ que irá estrelar ao lado de Reese Witherspoon e Steve Carell.