Você precisa conhecer Tarantino!

Você precisa conhecer Tarantino!

Quem me conhece sabe o quanto eu sou fã assumido da Obra de Quentin Tarantino, volta e meia estou tentando convencer alguém à assistir os seus filmes e conhecer a fundo a sua obra e estilo de dirigir. Não, eu não sou um maluco que adora sangue voando na tela, mas confesso que nos filmes de Tarantino isso tem um toque todo especial.

O objetivo desse texto é poder falar um pouco desse estilo peculiar de dirigir cinema e até dar algumas dicas do que acompanhar de sua extensa lista de 40 filmes, entre direção, produção e até atuação.

As características principais de seus filmes estão em seus roteiros não lineares, diálogos memoráveis e, claro, muita violência e sangue. Estilo esse que começou a ser traçado aos 22 anos de idade, quando escreveu seu primeiro roteiro. Mas a carreira e seu talento começaram a alçar maiores voos em 1992, quando foi lançado Reservoir Dogs, no Brasil com o nome de “Cães de Aluguel”, por sinal, o meu favorito.

Resultado de imagem para quentin tarantino

Com o sucesso do filme, o diretor recebeu diversas propostas, porém preferiu se dedicar à sua nova obra, Pulp Fiction. E que obra de arte! A produção é muito mais trabalhada e complexa que seu primeiro filme, com utilização extrema de verborragia, divisão da história em atos e muitas referência à cultura Pop, marcas características das obras de Tarantino desde então. O filme foi sucesso de crítica e lhe rendeu uma Palma de Ouro e o Oscar de melhor roteiro original, além de ter sido indicado na categoria de melhor filme.

Depois disso sua carreira deslanchou de vez, formando assim uma filmografia de qualidade excepcional, com grandes obras do cinema, como: Kill Bill, Bastardos Inglórios, Machete, Django Livre e Os oito odiados. Lembrando que vem ai: Star Trek.

Um breve contexto histórico que deixa claro que é impossível gostar de cinema sem conhecer Tarantino, talvez o mais revolucionário diretor de sua geração. Com uma estética cinematográfica inovadora e ousada, suas obras trazem diálogos extensos de vários minutos, que são dirigidos de forma magistral e sempre com críticas à sociedade e aplicações de pensamentos filosóficos, dando o tom e o seu estilo único à obra. Sem deixar de citar os diversos traços de violência característicos, temperados com excelentes doses de humor. Um estilo não muito tradicional, principalmente, para época de suas primeiras produções.

Quentin-Tarantino-Movies-Ranked

Por tudo isso eu repito: assistam Tarantino, e aproveito para listar algumas dicas de suas obras mais memoráveis. Apesar de não ter uma relação de um filme com o outro, é interessante assistir em sua ordem cronológica para ver sua evolução e a aplicação de seu estilo em todos eles. Vamos Lá:

1 – Reservoir Dogs (Cães de Aluguel) – 1992

2 – Pulp Fiction, tempo de violência – 1994

3 – Um Drink no inferno – 1996

4 – Kill Bill (I e II) – 2003 e 2004, respectivamente.

5 – Bastardos Inglórios – 2009

6 – Django Livre – 2012

7 – Os oito odiados – 2015

Atualmente Quentin trabalha em seu novo filme, que será protagonizado por Leonardo Di Caprio, e que ainda não possui nome definido. Mas não há como negar que a grande expectativa está sobre Star Trek, o primeiro com direção de Tarantino, acompanhado da produção de J.J. Abrams. Então, enquanto não são lançados esses dois filmes, aproveite para conhecer melhor Quentin Tarantino. É porrada!

Acompanhe o blog pessoal do ‘geek’ Joel Prado