Sesc São Paulo participa da Campus Party

Sesc São Paulo participa da Campus Party

Sesc São Paulo participa da 12ª edição da Campus Party Brasil compartilhando não só experiências ligadas à tecnologia e cultura maker como também à arterepresentatividadeliteraturamoda e até maternidade. Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, na Expo Center Norte, a instituição estará presente na ‘Open Campus’, área de circulação gratuita do festival, com atividades fixas e debates. Na Arena, espaço reservado aos campuseiros, o Sesc oferecerá ações de engajamento físico e imersões artísticas.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “a participação do Sesc na Campus Party 2019 visa a estimular o encontro entre o digital e o analógico, com foco na experiência humana. A missão da instituição se concretiza ao oferecer aos diferentes públicos a oportunidade de uma participação ampla em atividades colaborativas, que propiciem aos participantes a reflexão, novos aprendizados e novas formas de ver o mundo que os circunda”.

Os visitantes do estande do Sesc SP na ‘Open Campus’ poderão conferir uma amostra do que é oferecido regularmente no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), presente em 37 unidades da instituição, com salas-laboratório dedicadas às práticas educativas que utilizam suportes tecnológicos e digitais, sempre com uma atmosfera de liberdade, reflexão e cooperação, nas quais elementos analógicos também são bem-vindos. Para isso, o Sesc São Paulo vai estruturar bancadas nas quais os visitantes do evento terão acesso a vivências gratuitas de desenvolvimento de objeto em impressora 3D;demonstração de corte a laser;criação de animatrônicos brinquedos controlados por Arduino e sensores; aulas abertas de técnicas têxteis e modelagem para produção de peças de vestuário; e games com jogos digitais nacionais com temáticas sobre representatividade negraindígena e de gênero.

O artista visual Fred Paulino é uma das atrações (Foto: Divulgação/SESC)

Destaque também para a bancada com óculos de realidade virtual, nos quais serão exibidos três curtas da Mostra Internacional de CinemaUltramanZero Days e Rio de Lama, documentário sobre o rompimento da barragem em Mariana (MG), produzido pelo artista Tadeu Jungle.

Atividades com foco na troca de saberes contarão com nomes relevantes em debates sobre tecnologia livre, literatura, games, representatividades e até maternidade. Entre os facilitadores dos bate-papos estão: o cartunista André Dahmer – autor de quadrinhos nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo -; o sociólogo e conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI) Sergio Amadeu – defensor e divulgador do Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil -; o artista visual Fred Paulino – cientista da Computação pela UFMG -; o indígena Osvaldo Isaka – professor na aldeia São Joaquim/Centro de Memórias, Terra Indígena Kaxinawá do Baixo Rio Jordão, no Acre, e um dos criadores do game ‘Os Caminhos da Jiboia’ -; a mãe influencer e criadora de uma marca de roupas afro  Ana Paula Xongani; Samira Almeida – fundadora do livro aplicativo StoryMax – ; a designer Thaiz Leão – criadora das tirinhas Mãe Solo -; e a educadora de tecnologia, feminista e entusiasta do software livre  Maraiza Adami.

O cartunista André Dahmer é um dos convidados (Foto: Divulgação/SESC)

Já na Arena, área destinada aos campuseiros, o Sesc SP oferecerá  práticas corporais como contraponto ao já extenso calendário voltado às tecnologias preparado pelo festival. Para ajudar esse público a se desplugar por alguns instantes, o Sesc ativa o Espaço Wellness, com técnicas como Treino Gaia e Dança K-Pop, e uma série de atividades esportivas realizadas em uma quadra.

A instituição também levará arte para os campuseiros no Lounge Sesc, onde ocorre a audição do álbum Modo Avião do compositor Lucas Santanna; no Palco Entertainment, a palestra-performance Poéticas Orbitais, com o artista mexicano Nahum e, no Palco Makers, a palestra Experiências em Audiovisual e Animação nos Espaços de Tecnologias e Artes do Sesc SP,com o educador do ETA do Sesc Jundiaí Felipe Calixtre.

O envolvimento do Sesc São Paulo com a propagação do conhecimento tecnológico não se limita ao período da Campus Party. O programa de Tecnologias e Artes da instituição faz parte de sua ação socioeducativa permanente e é desenvolvido o ano todo em cursos e oficinas nas unidades da capital, do litoral e do interior do estado.

 A programação completa do Sesc na Campus Party 2019 está em: sescsp.org.br/campusparty