Pequenos detalhes que você perdeu no trailer de “Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker”

Pequenos detalhes que você perdeu no trailer de “Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker”

Bem, finalmente está aqui: o trailer da última parte da saga Skywalker. E com o trailer nós finalmente conseguimos um título: A Ascensão Skywalker. Considerando que Luke Skywalker pareceu dar adeus no final de Os Últimos Jedi, não podemos deixar de nos perguntar qual Skywalker está prestes a ascender. Luke estará voltando dos mortos? Será que vamos descobrir a verdadeira paternidade de Rey? Ou o título se refere a algo mais sutil – e muito mais difícil de adivinhar?

J.J. Abrams e o resto das pessoas da Lucasfilm e da Disney lotaram uma tonelada de coisas no trailer de dois minutos, e só podemos adivinhar o que algumas dessas coisas podem significar. Mas fique tranquilo – a falta de conhecimento real nunca nos impediu de especular sobre o que poderíamos ver quando o Episódio IX chegar aos cinemas em dezembro de 2019. Aqui estão os pequenos detalhes que você pode ter perdido no primeiro trailer de “Star Wars: A Ascensão Skywalker“.

Billy Dee Williams in Star Wars: The Rise of Skywalker

Lando está de volta do descanso

Depois de dois filmes e os fãs constantemente se perguntando onde o operador Lando Calrissian (Billy Dee Williams) podia estar escondido, o teaser finalmente confirmou que ele retornará em “A Ascensão Skywalker“. E ele está de volta onde os fãs o viram pela última vez há 36 anos no final de “O retorno do Jedi“, sentado no assento de piloto da Falcon Millennium e tendo um grande momento. Seu co-piloto desta vez não é o contrabandista rebelde Nien Nunb – que, por acaso, ainda está ativo no movimento da Resistência. Em vez disso, não é outro senão Chewbacca, que acompanha Lando em um salto no hiperespaço. Para onde eles estão indo? Uma cena muito breve de batalha parece ter lugar no antigo local de Lando, Cloud City.

É claro, os fãs não viam Lando em um filme desde “Han Solo: Uma História Star Wars“, onde ele foi interpretado por Donald Glover em vez de Billy Dee Williams. Curiosamente, Williams parece estar usando o mesmo (ou pelo menos um muito similar) traje amarelo e preto como o que Glover usava no prequel. Talvez ele esteja tentando recapturar os dias de sua juventude? Ou talvez seja para que apenas os fãs mais novos o reconheça.

Scene from Star Wars: The Rise of Skywalker

Chão da sala de corte

Indiscutivelmente o momento mais comovente no primeiro teaser de “Star Wars: A Ascensão Skywalker” a breve imagem de Leia e Rey se abraçando em um ambiente de floresta. Uma única lágrima corre pela bochecha de Rey enquanto a voz de Luke diz: “Estaremos sempre com você”. Enquanto o contexto no universo para este abraço sincero ainda é desconhecido, sabemos que as cenas que caracterizam a falecida Carrie Fisher em A Ascensão Skywalker são, na verdade, clipes não utilizados de O Despertar da Força.

Para o alívio dos fãs de Fisher em todo o mundo, a Lucasfilm anunciou em julho de 2018 que sua personagem não seria ressuscitado via CGI. Em vez disso, Abrams e sua equipe encontrariam uma maneira de trabalhar com “uma série de cenas que não foram usadas” do Episódio VII, como o diretor disse na Star Wars Celebration 2019, em Chicago. “A ideia de ter um personagem de CGI estava fora da mesa. Nós nunca quisemos tentar. E a ideia de dizer: ‘Bem, e se pudéssemos realmente escrever cenas em torno dela?’ Então, seria seu desempenho. Ela está no filme “, disse Abrams.

Então, embora ainda não esteja claro por que, exatamente, Leia e Rey estão compartilhando esse momento específico, sabemos que não é apenas uma cena deletada. O que quer que tenha motivado esse abraço no roteiro do Episódio VII mudou o rumo da história do Episódio IX, de uma forma ou de outra, significando que Fisher tinha uma influência póstuma na direção do universo de Star Wars – um tributo adequado à lendária Leia.

Scene from Star Wars: The Rise of Skywalker

Vidas do Capacete sombrio

Há um momento em particular que tem fãs hiperventilantes procurando por seus inaladores: o momento em que vemos o icônico capacete de Kylo Ren sendo cuidadosamente remontado por uma misteriosa – e peluda – figura.

Em O Despertar da Força, essa máscara era, em muitos aspectos, a chave para quem Kylo Ren era – ou queria ser, pelo menos. Ao contrário de seu avô, Darth Vader, Kylo Ren não precisava da máscara. Mas ele escolheu usá-la como um símbolo exterior da pessoa que ele estava disposto a se tornar.

Em Os Últimos Jedi, porém, Kylo Ren esmagou a máscara com raiva. Isso também era simbólico. Todo o seu personagem nesse filme se viu questionando suas decisões e lutando com quem ele era. Rey tentou resgatá-lo, tentando-o recolocá-lo de volta ao lado da luz, e ele vacilou. Alguma parte dele ainda era Ben Solo.

Mas no final, ele escolheu novamente abraçar o lado negro. Então, seria apropriado se ele mais uma vez vestisse a máscara. Ele sabe quem ele é agora, e não é Ben Solo. É Kylo Ren, o herdeiro do legado de Darth Vader – e a máscara é um símbolo externo de quem ele finalmente escolheu ser.

Scene from Star Wars: The Rise of Skywalker

Estrela Morta

Além da proeza do Parkour da força no estilo prequel de Rey, o maior arremesso de dinheiro no teaser de A Ascensão Skywalker é a chance de nossos heróis da próxima geração visitarem os destroços de uma enorme Estrela da Morte. Você pode estar familiarizado com isso.

A pergunta que fica sobre esta cena é: qual Estrela da Morte é essa? Na série até agora, vimos apenas duas super armas desse design em particular: uma no primeiro Star Wars, que foi destruída na Batalha de Yavin, e outra no Retorno de Jedi, que foi destruída em Endor.

O viés recente e a gargalhada bem-intencionada do Imperador no teaser sugerem que esses destroços são da segunda Estrela da Morte. Mas os arredores – nebulosos e desertos – parecem menos com Endor, e possivelmente mais como Yavin, onde os Rebeldes originais fizeram sua base. É claro que, sendo Star Wars, esse poço pode ser uma terceira, quarta ou sexagésima sexta super arma gigante que nunca conseguimos ver na tela antes. O mais importante é que parece legal, e nesse caso – ei, a missão foi cumprida.

Scene from Star Wars: The Rise of Skywalker

Testando nossa medalha

No final de “Star Wars: Uma Nova Esperança“, a cena final viu a Princesa Leia premiando medalhas para Han e Luke. Nós nunca descobrimos o significado dessas medalhas ou o que elas representam – além de serem dadas por “excelência na destruição da Estrela da Morte”. E nunca mais as vimos … até o teaser de A Ascensão Skywalker.

Por volta da marca de 1:33, vemos mãos de aparência mais velha embalando uma das medalhas que pertenciam a Luke e Han. Embora não possamos ver de quem são essas mãos, não parece muito difícil que possam pertencer a General Leia. Nós também não podemos saber se esta é a medalha de Luke ou Han, apesar de que qualquer um faria uma lembrança poderosa para Leia estar durante a épica conclusão da saga Skywalker.

Mas vamos adivinhar: com todas as filmagens que vemos de um local deserto, a narração de voz fornecida por Mark Hamill e o título A Ascensão Skywalker, há uma boa chance de que a medalha de Luke possa ser útil para qualquer Skywalker no final deste filme.

Ian McDiarmid in Star Wars: Return of the Jedi

A ultima risada

No final do trailer, o público recebe uma provocação final antes do título. A tela corta para preto e uma risada sinistra é ouvida na escuridão. Fãs de longa data podem ter reconhecido aquela gargalhada como uma que soa estranhamente semelhante à do Imperador Palpatine.

Como? Ok, paremos se você já ouviu isso: Há muito tempo, em uma galáxia muito distante, Palpatine caiu de um grande buraco e explodiu. O fim. Isso parece um fato muito sério para voltar. Mas como vários filmes provaram, ninguém em Star Wars está realmente morto se a narrativa pede por isso. E provavelmente não é coincidência que a narração de Luke, que termina diretamente antes da gargalhada, confirme isso quando ele diz: “Ninguém nunca realmente foi embora”.

Com o Líder Supremo Snoke fora de cena, o próximo filme vai precisar de um grande vilão para aumentar as apostas. Mas também temos Kylo Ren aparentemente assumindo esse papel, então outra possibilidade é que a risada vem de um holograma de Palpatine. Talvez Rey e sua turma descubram uma gravação antiga em meio aos destroços da Estrela da Morte. Talvez seja o toque de Kylo. Ou, ei – poderia ser um grande e mal direcionado. Nós vamos ter que esperar para descobrir.

Scene from Star Wars: The Rise of Skywalker

Apenas desertos

O primeiro minuto ou mais do trailer mostra Rey indo sozinha contra o que parece ser um vínculo Interceptor de Kylo Ren. Enquanto a cena de ação épica é tensa e emocionante o suficiente, o que é realmente interessante é o cenário – Rey está no deserto, e isso pode significar algumas coisas grandes. De fato, várias cenas no trailer parecem ter lugar em um cenário rochoso e desértico – como o que mostra Finn e Poe em um afloramento rochoso, e a explosiva perseguição.

A menos que você seja novo em toda essa história de Star Wars, você pode saber que nossos heróis fizeram algumas viagens ao deserto – tanto nos filmes quanto nas séries. Nós vimos o Tatooine com sol duas vezes ao longo da trilogia, bem como a trilogia original, enquanto que o Despertar da Força mudou as coisas, apresentando-nos a Rey em Jakku. Enquanto isso, Star Wars Rebels, que detalha os eventos antes de Uma Nova Esperança, passa muito tempo no planeta rochoso e arenoso de Lothal.

Então, onde essas cenas acontecem? Novamente, é impossível dizer por enquanto, mas vamos seguir as várias pistas de Skywalker e adivinhar que é uma última viagem de volta a Tatooine – o planeta onde toda essa bagunça de Star Wars começou – antes de fecharmos o livro sobre essa persistente família para sempre.

BB-8 and D-0 in Star Wars: The Rise of Skywalker

Evite o dróide?

Não se sabe muito sobre o último dróide aparecer no universo de Star Wars – e, em breve, nas listas de compras do Natal de 2019. Mas nós sabemos que este monociclo com um megafone em sua cabeça é chamado D-0, como confirmado pelo diretor J.J. Abrams. Introduzido durante o painel da Star Wars Celebration 2019 como o “novo amigo” do BB-8, o D-0 foi recebido com aplausos e muitos “awwws” quando ele apareceu aos pés dos membros do painel.

Quanto à aparência do D-0 no teaser trailer, ele está confinado a apenas dua cenas. Ele aparece pela primeira vez inclinando a cabeça adoravelmente ao lado do BB-8, e mais uma vez com o grupo central de heróis da resistência no que poderia ser em Endor. A origem da D-0 não é clara, mas o que está claro é que ele vai deixar muitas crianças felizes – e provavelmente vai aborrecer os fãs de Star Wars que não se importam com o lado mais bonito da galáxia, muito longe.

Star Wars: The Rise of Skywalker title card

Junte-se aos Skywalkers

Teasers de filmes tendem a fazer exatamente o que eles dizem na lata, oferecendo imagens fugazes e dicas escassas sobre a substância real. A verdadeira roubada do teaser do episódio IX não é a filmagem. É o título do filme, A Ascensão Skywalker – uma espécie de escolha improvisada.

Na prática, o título sinaliza um forte compromisso de referenciar os nove episódios de Guerra nas Estrelas como a “Saga Skywalker” – um nome que não saberemos o significado completo até que a série seja encerrada.

Durante anos, o nome Skywalker se referiu apenas a Anakin e Luke, com a eventual revelação de que Leia também era Skywalker. Mas o título de Ascensão Skywalker parece elevar o nome acima e além da referência a uma mera família.

No final de Os Últimos Jedi, tanto Luke Skywalker quanto a Ordem Jedi estão efetivamente mortos. Rey, uma poderosa integrante da Força, tem a opção de reviver os Jedi… ou substituí-los. Talvez Skywalker não seja mais um nome, mas sim um título para um novo tipo de monge guerreiro. Se for esse o caso, o Episódio IX segue as convenções de nomenclatura definidas pelas duas trilogias anteriores – A Vingança dos Sith, O Retorno do Jedi e, agora, A Ascensão Skywalker. Ausente de qualquer outra informação, parece uma teoria que podemos obter.

Texto: Looper Staff