No aniversário de SP, conheça três filmes que foram filmados na maior cidade do Brasil

No aniversário de SP, conheça três filmes que foram filmados na maior cidade do Brasil

25 de janeiro é a data que a cidade de São Paulo completa mais um ano de vida. Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é a oitava mais populosa do mundo e o décimo maior PIB (Produto Interno Bruto) mundial.

Conhecida por ser a ‘terra da garoa‘, apesar das chuvas fortes e torrenciais pelas quais ela passa nesse começo de ano, a cidade já foi cenário de inúmeros filmes nacionais e internacionais. Listamos três produções que contaram com atores estrangeiros.

Resultado de imagem para ensaio sobre a cegueira

“Ensaio Sobe a Cegueira”

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles, que é paulistano, lançou em 2008 o filme “Ensaio Sobe a Cegueira” baseado na obra do escritor português José Saramago. O filme, ambientado na cidade de São Paulo, narra um cenário desolador em um futuro que a população ficou cega. O longa têm Julianne Moore, Danny Glover, Alice BragaMark Ruffalo e Gael García Bernal no elenco e foi indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2008.

Resultado de imagem para Plastic City: Cidade de Plástico

“Plastic City: Cidade de Plástico”

Reduto da colônia oriental paulistana, o bairro da liberdade em São Paulo foi o cenário do filme “Plastic City: Cidade de Plástico” do diretor chinês Nelson Lik-wai Yu. O suspense noir de 2008 envolve um contrabandista chinês e seu filho, que são donos do comércio na região. No elenco têm os atores brasileiros Alexandre BorgesMilhem Cortaz.

Resultado de imagem para kiss of the spider woman raul julia

“O Beijo da Mulher Aranha”

O cineasta argentino e naturalizado brasileiro Hector Babenco, falecido em 2016, trouxe a cidade de São Paulo como seu cenário de fundo para algumas cenas do filme “O Beijo da Mulher Aranha” que traz um embate entre os personagens de William Hurt e Raul Julia em uma prisão. Sônia Braga também está no elenco do filme que é baseado no romance “El beso de la mujer araña”, escrito pelo argentino Manuel Puig em 1976. Praticamente esse filme deu o pontapé inicial na indústria cinematográfica para o até então desconhecidos William HurtRaul Julia Sônia Braga. Foi vencedor do Oscar de Melhor Ator coadjuvante para William Hurt e indicado em outras três categorias (Melhor filme, Melhor diretor e Melhor Roteiro Adaptado).