No aniversário de SP, conheça três filmes que foram filmados na maior cidade do Brasil
25 de janeiro é a data que a cidade de São Paulo completa mais um ano de vida. Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é a oitava mais populosa do mundo e o décimo maior PIB (Produto Interno Bruto) mundial.
Conhecida por ser a ‘terra da garoa‘, apesar das chuvas fortes e torrenciais pelas quais ela passa nesse começo de ano, a cidade já foi cenário de inúmeros filmes nacionais e internacionais. Listamos três produções que contaram com atores estrangeiros.
“Ensaio Sobe a Cegueira”
O cineasta brasileiro Fernando Meirelles, que é paulistano, lançou em 2008 o filme “Ensaio Sobe a Cegueira” baseado na obra do escritor português José Saramago. O filme, ambientado na cidade de São Paulo, narra um cenário desolador em um futuro que a população ficou cega. O longa têm Julianne Moore, Danny Glover, Alice Braga, Mark Ruffalo e Gael García Bernal no elenco e foi indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2008.
“Plastic City: Cidade de Plástico”
Reduto da colônia oriental paulistana, o bairro da liberdade em São Paulo foi o cenário do filme “Plastic City: Cidade de Plástico” do diretor chinês Nelson Lik-wai Yu. O suspense noir de 2008 envolve um contrabandista chinês e seu filho, que são donos do comércio na região. No elenco têm os atores brasileiros Alexandre Borges e Milhem Cortaz.
“O Beijo da Mulher Aranha”
O cineasta argentino e naturalizado brasileiro Hector Babenco, falecido em 2016, trouxe a cidade de São Paulo como seu cenário de fundo para algumas cenas do filme “O Beijo da Mulher Aranha” que traz um embate entre os personagens de William Hurt e Raul Julia em uma prisão. Sônia Braga também está no elenco do filme que é baseado no romance “El beso de la mujer araña”, escrito pelo argentino Manuel Puig em 1976. Praticamente esse filme deu o pontapé inicial na indústria cinematográfica para o até então desconhecidos William Hurt, Raul Julia e Sônia Braga. Foi vencedor do Oscar de Melhor Ator coadjuvante para William Hurt e indicado em outras três categorias (Melhor filme, Melhor diretor e Melhor Roteiro Adaptado).