Marcelo di Chiara, quadrinista da DC e desenhista da Marvel, na Geek City 2018
Na tarde deste sábado (01), o Geek City, maior evento de cultura pop e tecnologia do sul do país, estreou o segundo dia com a presença do quadrinista Marcelo di Chiara, responsável por ilustrar extraordinárias histórias de super-heróis.
O profissional disse não se lembrar em que momento o desenho passou a ser parte de sua vida, mas a carreira internacional começou aos 21 anos, quando desenvolveu seu primeiro trabalho. Quando criança, inspirava-se em grandes quadrinistas e desenhistas americanos, brasileiros e franceses. Hoje, acredita desempenhar o mesmo papel para pessoas que querem seguir o mesmo caminho.
Chiara contou que, antes, criava suas histórias e se colocava como personagem em uma espécie de crossover. Ao ser contratado pela Marvel e pela DC, passou a receber roteiros para utilizar no processo de criação das histórias em quadrinhos (HQs), e desde então, seu trabalho é transformar a escrita em uma narrativa visual.
Os três trabalhos que mais gostou de fazer são: Superman Smallville, seu desenho preferido na infância, Homem-Aranha e Darkseid, arquirrival de Clark Kent. Para ele, essa é a maior diferença entre trabalhar em editoras maiores e menores: a emoção por desenhar seus principais ídolos. No entanto, Chiara confessa que seu trabalho é muito solitário. “A gente não tem noção do real alcance do que fazemos, afinal, são 14h, 15h trabalhadas por dia para produzir o melhor conteúdo possível. Eu falo com gente de todo o mundo, mas poucos me reconhecem pessoalmente”.
Por fim, o quadrinista elogiou a estrutura do Geek City e reforçou a importância de espaços assim na cidade. “O Geek é um projeto importantíssimo, já que todos podem mostrar seu trabalho e demonstrar tudo aquilo que criam. É democrático, já que nem sempre existem plataformas adequadas para mostrar as produções. Inclusive, fica aqui meu conselho a quem quer seguir na área de HQs e ilustrações, e é o óbvio: produzam! Façam, aperfeiçoem, divulguem, mas produzam, porque só assim o mercado terá um porquê para olhar para você”, completa.