“Game of Thrones”: Daenerys Targaryen estaria caminhando para um estado de loucura?

“Game of Thrones”: Daenerys Targaryen estaria caminhando para um estado de loucura?

O segundo episódio da oitava temporada de Game of Thrones foi repleto de revelações, no entanto a mais surpreendente foi quando finalmente vimos Jon Snow informar Daenerys Targaryen de sua verdadeira identidade, Aegon Targaryen. Isso porque os pais de Jon eram Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen (irmão de Dany), o que significa que uma tia e um sobrinho estão apaixonados.

Notem um detalhe importante. Quando Sam faz a revelação a Jon de que era, por direito, o herdeiro do Trono de Ferro no primeiro episódio; Jon recebe a notícia com extrema humildade, questionando a sua nobreza de fato e inserindo outros personagens mais dignos do que ele, na visão dele, de herdar o trono de ferro. Ele até ressalta que a rainha é Daenerys e é fiel a ela.

A mesma situação não ocorre no momento em que Daenerys recebe a tal revelação de Jon, ou no caso, de Aegon Targaryen. Ela não acredita na informação. Isso por que, momentos antes, mostrou-se que foi totalmente “manipulada” por Jon para entrar em uma guerra que não era a dela, na conversa com Sansa, demonstrado que existe entre os dois uma empatia que resulta em confiança.

Sansa e Daenerys conversam durante o episódio (Imagem: Divulgação/HBO)

É justificável essa reação tão incrédula e feroz de Daenerys ao ser confrontada com a realidade tendo em vista que o único objetivo dela durante toda a série foi o de conquistar o Trono de Ferro. E agora, com esse objetivo abalado não por uma eminente guerra pela frente, mas sim pela sua própria paixão, as coisas parecem que ficaram ainda mais complicadas.

Reparem que o semblante de Daenerys muda a partir dessa revelação e que não há mais essa química (se é que já existiu) entre ela e Jon da mesma forma como vimos no final da temporada passada.

A busca pelo Trono de Ferro já fez com que Daenerys tomasse decisões difíceis, mas ao longo das temporadas percebemos que seus atos eram justificáveis e até mesmo passíveis de misericórdia. Porém, a mesma mulher que libertou escravos de suas correntes foi a que puniu com a morte e sem nenhuma piedade o pai e o irmão de Sam, em uma cena chocante. Estamos observando talvez que Daenerys esteja sendo corrompida, aos poucos, pela ganância do poder e do Trono de Ferro?

Alguns fãs sugerem que, durante a batalha, que deve ser iniciada para valer no próximo episódio, a Mãe dos Dragões possa sucumbir ao estado mental de loucura e tomar decisões impulsionadas unicamente pela emoção, sem a razão. Será?