Disney oficialmente conclui a aquisição da FOX por US$ 71,3 bilhões
Um minuto depois da meia-noite de quarta-feira, 20 de março, a Walt Disney Company fechou seu acordo para adquirir a maioria dos ativos da 20th Century Fox, oferecendo US$ 71,3 bilhões em um mix de dinheiro e ações segundo os termos da compra. Diversos canais anunciaram a conclusão da fusão entre a Disney e a Fox, com a o portal Deadline informando que o CEO da Disney, Bob Iger, emitiu uma declaração interna aos atuais funcionários da Walt Disney Company e à equipe que acaba de se afiliar à Fox.
Intitulado “Um Dia Histórico para Nossa Empresa“, o memorando diz: “Gostaria de dar as boas-vindas aos nossos novos colegas e agradecer aos funcionários de ambos os lados do negócio pela paciência e perseverança enquanto trabalhamos na longa aquisição e regulamentação. Como você sabe, a Disney nunca teve falta de ambição, nunca estivemos satisfeitos com o status quo, e nossa visão para essa era transformadora ainda é nossa mais ousada. Estamos transformando rapidamente nossa empresa para aproveitar ao máximo a evolução do consumidor, as novas tendências e tecnologias emergentes, a fim de prosperar neste momento novo e emocionante. A aquisição da 21st Century Fox foi impulsionada pela nossa forte crença de que a adição destes grandes negócios, marcas, franquias e talentos nos permitirá avançar mais rápido, chegar mais longe e com um objetivo maior – especialmente quando se trata de construir conexões diretas com os consumidores“.
Bob Iger observou que haverá um “trabalho desafiador” pela frente na união da Disney e da Fox, mas assegurou que a Walt Disney Company está trabalhando intensamente para fornecer respostas sobre como serão afetados certos funcionários após a fusão. Espera-se que a aquisição da Fox pela Disney resulte em um escalonamento de 4.000 demissões, o que provocou ansiedade e incertezas entre os funcionários.
“Nosso processo de integração será uma evolução, com algumas empresas impactadas mais do que outras. Já tomamos muitas decisões críticas, mas algumas áreas precisarão de mais avaliações. Podemos não ter respostas para todas as suas perguntas neste momento, mas compreendemos como as informações são vitais, e estamos comprometidos a nos mover o mais rápido possível para esclarecer todos os pontos“, disse Iger.
Logo após o fechamento do negócio, o site oficial da Walt Disney Company teve uma reformulação, exibindo em sua página inicial fotos de propriedades anteriormente pertencentes à Fox, ao lado de personagens icônicos da Disney. Bart Simpson, dos Simpsons (anteriormente de propriedade da 20th Century Fox TV), está ao lado do Capitã Marvel, personagem do universo cinematográfico da subsidiária da Disney, a Marvel Studios; Jake e Neytiri do filme Avatar (distribuído pela 20th Century Fox) estão ao lado do Woody de Toy Story; e Deadpool é visto ao lado do próprio Mickey Mouse.
O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, indicou que a aquisição da Fox pela Disney não afetará diretamente o Universo Cinematográfico da Marvel por pelo menos alguns anos, já que a Marvel tem planos para um punhado de filmes programados antecipadamente.
“Certamente isso não afetará os cinco filmes que anunciamos, e provavelmente não impactará em nada por um punhado de anos depois disso. Porque realmente, não estamos pensando sobre isso. Estamos pensando em entregar o que nós prometemos“, explicou Feige em abril do ano passado.
Dito isso, porém, a mudança virá eventualmente. Feige está programado para começar a trabalhar na reformulação da franquia de filmes dos X-Men o mais rápido possível. A produtora de longa data do X-Men, Lauren Shuler Donner, confirmou que Feige está assumindo a franquia pós-fusão e que está interessado em selecionar um novo ator para interpretar Wolverine (o mutante originado na tela por Hugh Jackman) no UCM.
Quando exatamente o rosto do UCM vai mudar, uma vez que os personagens de propriedade da Fox começam a se misturar com os heróis da Disney / Marvel, ainda estão para ser vistos. Embora tenha sido relatado que o presidente da Walt Disney Television, Peter Rice, realizará uma reunião com os atuais e novos membros da equipe da Disney que trabalham nas divisões de televisão na semana que vem, porém ainda não ouvimos nem um sussurro sobre quando um alto executivo irá abordar as divisões do cinema. É um jogo de espera que começa a partir de agora.