“Céu noturno crivado de balas”, do premiado autor vietnamita Ocean Vuong, será lançado no Brasil

“Céu noturno crivado de balas”, do premiado autor vietnamita Ocean Vuong, será lançado no Brasil

A Editora Âyiné lança em maio a obra “Céu noturno crivado de balas”, do poeta vietnamita Ocean Vuong, um dos poetas jovens mais aclamados da língua inglesa. A publicação ainda é inédita no Brasil.

Com tradução de Rogério Galindo, “Céu noturno crivado de balas” apresenta uma antologia de poemas de Ocean Vuong, que com apenas 30 anos se revelou um grande talento e um dos jovens poetas mais badalados no mundo de língua inglesa. Sua poesia já foi publicada em grandes veículos, ganhou vários prêmios e fascinou leitores de todo o mundo.

Vítima de guerra, refugiado e homossexual, Vuong explora temas como identidade, paixão, sexualidade, solidão e as várias formas de violência enfrentadas pela sua família durante a Guerra do Vietnã.

O livro foi fortemente aclamado pela crítica e está sendo considerado uma obra-prima por captar as tristezas e alegrias da existência humana de uma forma, ao mesmo tempo, potente e original.

Céu noturno crivado de balas” é o terceiro livro do jovem poeta e está na lista de best-sellers da literatura homossexual. Michiko Kakutani, conhecida por suas duras críticas literárias no jornal “The New York Times”, comparou Vuong à poetisa americana Emily Dickinson e ao escritor Gerard Manley Hopkins – um dos maiores poetas da literatura inglesa – pelo som e ritmo das palavras.

Num dos poemas mais marcantes da antologia, Ocean conta o episódio da queda de Saigon, em 1975, quando os vietcongues, vindos do norte, chegaram à última defesa americana. Ocean narra o colapso da cidade misturando cenas de guerra com a música “White Christmas” (Natal Branco), de Irving Berlin, um clássico natalino americano. A avó dele, que costumava contar histórias para a família analfabeta, disse que a música de fato tocou naquele dia.

Os poemas são apresentados no livro tanto na versão em português como em inglês. São versos que têm os Estados Unidos e o Vietnã como cenários, que falam da condição de refugiados e perpassam outras temáticas, incluindo violência contra homossexuais e a relação do autor com o pai e a mãe.

A obra já foi traduzida para albanês, árabe, búlgaro, cantonês, francês, italiano, hindi, espanhol e ucraniano.

Livro: Céu noturno crivado de balas
Autor: Ocean Vuong
Tradução: Rogério Galindo
Capa: Julia Geiser
Páginas: 223
Preço: R$ 59,90

Mais informações: www.ayine.com.br