Espetáculo Conversas Com Meu Pai volta em cartaz em SP

Espetáculo Conversas Com Meu Pai volta em cartaz em SP

De 2 a 24 de junho a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe a última temporada do espetáculo Conversas com Meu Pai, em sessões às sextas-feiras às 20h e sábados às 18h. É o encerramento do prêmio Myriam Muniz 2015 de circulação nacional.

O ponto de partida de Conversas Com Meu Pai é uma caixa que guarda uma infinidade de bilhetes recolhidos por Janaina Leite e que trazem frases escritas por Alair, seu pai, que sofreu uma traqueostomia, perdeu a capacidade da fala e passou a se comunicar unicamente por escrito. A atriz, do Grupo XIX de teatro, em parceria com o dramaturgo Alexandre Dal Farra (prêmio Shell 2013 de melhor autor e indicado ao APCA em 2014 e 2015), flagra nesses papéis, rascunhados o mote para a dramaturgia de uma comunicação silenciosa entre pai e filha.

Alguns anos mais tarde, é a vez da filha descobrir que sofre de uma doença degenerativa e está ficando surda. Nesse novo contexto, em silêncio, pai e filha, “conversam”. Em cerca de sete anos de trabalho, mais de 500 páginas de escritos e 60 horas de vídeos e áudios compõem a memória de uma espécie de performance de longa duração que teve seu término em outubro de 2011, quando Alair veio a falecer.

Conversas Com Meu Pai é um desdobramento da pesquisa de Janaina Leite sobre teatro documentário iniciada em 2008 com o experimento Festa de Separação: Um Documentário Cênico (direção de Luiz Fernando Marques). O espetáculo esteve em cartaz por três anos e é baseado na ruptura de um casal na vida real. A experiência do espetáculo gerou um campo de pesquisa ao qual Janaina Leite vem se dedicando, tanto na vertente acadêmica por meio de sua pesquisa na pós-graduação, quanto nos domínios da pesquisa prática em suas criações e na orientação de diversos cursos e oficinas.

Conversas Com Meu Pai foi contemplado, em 2012, pelo edital da Secretaria Estadual de Cultura Proac de Pesquisa em Artes Cênicas e cumpriu residência na Oficina Cultural Oswald de Andrade realizando aberturas do trabalho em processo. Contemplado também pelo Edital Proac de Criação Literária em 2013 com a proposta de um livro-documentário. Ainda em 2013, foi selecionado pelo Edital de Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para o desenvolvimento do roteiro de um longa-metragem. O trabalho estreou em abril de 2014 na Oficina Cultural Oswald de Andrade com ampla repercussão de público e mídia.

Foi convidado a integrar a programação do Festival Internacional de Londrina em 2014, realizou temporada no Rio de Janeiro no Espaço SESC e cumpriu mais dois meses de temporada no Centro Cultural São Paulo. Participou também do Feverestival em Campinas em 2015 e do Circuito Tusp pelas cidades de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos. Em 2015, integrou a programação do Festival Internacional de São José do Rio Preto e fez parte do Circuito São Paulo de Cultura. Foi indicado ao prêmio Questão de crítica do Rio de Janeiro nas categorias dramaturgia e cenário e recebeu um dossiê especial na revista Sala Preta (ECA/USP), uma das mais importantes publicações acadêmicas do país.

O espetáculo foi contemplado pelo Edital Myriam Muniz da Funarte para circulação. Ainda em 2016, passou por Natal, João Pessoa, Recife, Caruaru e Maringá e ainda tem previsto para 2017 apresentações em Belo Horizonte.