Dica: “Lady Bird – A hora de voar”

Dica: “Lady Bird – A hora de voar”

Mais uma dica de um longa indicado a melhor filme no Oscar de 2018. Nos cinemas nesta semana, “Lady Bird – a hora de voar”, de Greta Gerwig acumula cinco indicações para o maior prêmio do cinema: o de melhor filme, melhor atriz para Saoirse Ronan, melhor atriz coadjuvante para Laure Metcalf, e a de melhor direção e roteiro original para Greta.

O enredo é baseado na garota Christine McPherson, uma adolescente que mora na pequena Sacramento e tem o sonho de fazer faculdade em uma grande cidade, algo que é sempre rejeitado pela sua mãe. Christine, que prefere ser chamada de Lady Bird, e mora com seus pais e irmão em uma casa simples, vive os desafios da juventude, buscando ser muitas vezes uma pessoa diferente do que é, para poder agradar os outros; atitude que vai “calejando” e a preparando para a vida adulta.

Saoirse Ronan in Lady Bird (2017)

No geral, Lady Bird é um filme simples, bem diferente dos demais indicados a melhor longa no Oscar, mas que traz na sua simplicidade uma história agradável de se ver, temperada com ótimas atuações de Saoirse Ronan, no papel de Christine, e Laure Metcalf, no papel de sua mãe.

O mais interessante da produção é saber que o roteiro é baseado na vida da diretora Greta Gerwig, que inclusive utiliza como o nome da personagem principal, o verdadeiro nome de sua mãe, e isso se torna importante saber, pois em alguns momentos a tomada de câmera mostra essa relação entre mãe e filha.

Saoirse Ronan, Beanie Feldstein, and Timothée Chalamet in Lady Bird (2017)

Um filme que não chega como favorito em nenhuma das indicações, mas que é uma boa produção e agradável de se ver.