Cabra Marcado pra Morrer | Dica de Filme

Cabra Marcado pra Morrer | Dica de Filme

Início da década de 60.
Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste.
As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964.

Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus onze filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato.
O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

O filme começou a ser gravado em meados de 1962.
Dirigido por Eduardo Coutinho, a película inicia com uma trilha sonora que versa um país subdesenvolvido, tema que casa perfeitamente com o propósito do filme. Mostra, inclusive, crianças efetuando o trabalho destinado a adultos. Entretanto, nada destes fatos destoa da realidade a qual estamos habituados.

A obra documenta a trajetória de lutas de um personagem real, líder de uma liga camponesa, em busca da conscientização dos trabalhadores rurais acerca da importância da reforma agrária no Brasil, em face a escassez de terras para os menos apossados, enquanto uma minoria rica era detentora de terras que em muitos casos eram esquecidas e não cumpriam com sua função social.

Seu impecável roteiro retrata a dura realidade de pessoas pobres durante o regime militar, que para muitos fora a era das trevas da política brasileira.

A realidade mostrada revela que nesse país quem manda é a pequena elite oligárquica, porém, a voz da massa continua a ecoar e jamais se calará diante das adversidades da vida sofrida que a maioria leva.